As Tranças De Bitou
Ensaios: As Tranças De Bitou. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Marileneb • 6/10/2013 • 1.070 Palavras (5 Páginas) • 787 Visualizações
INTRODUÇÃO
O presente trabalho apresenta uma síntese reflexiva sobre o texto literário: “A história de bitou”, e uma abordagem integrada da aprendizagem. O mesmo contém atividades interdisciplinares. Tem como base discutir os processos sociais e culturais, existente entre as transformações na sociedade e o papel da educação e do educador, estabelecendo, teorias e metodologias de formas praticas, para as crianças da educação infantil, em nosso cotidiano, na escola e região.
O desenvolvimento da criança, relaciona-se ao convívio familiar cultural de cada individuo , levando em consideração, o respeito e a conscientização. Bintou era uma menina de origem africana, muito vaidosa, meiga, bondosa e sonhava com lindas tranças cheirosas e brilhantes , sua angustia, era por não ser igual às mulheres mais velhas da aldeia que morava, pois bintou era apenas uma criança com quatro birotes na cabeça, Na realidade, a beleza da menina, não estava na aparência e sim no seu interior, na vontade de ajudar o próximo com solidariedade e cooperação, conquistando o respeito de todos e o reconhecimento de cultura e de que o direito é de todos. O conhecimento é a base para a determinação de qualquer preconceito.
Bintou expressava fantasia e imaginação ao mundo dos sonhos. Temos que recriar a realidade em que vivemos transcendendo os limites da mesma realidade. A diversidade cultural esta presente diariamente no contexto de nossa região expressando-se na musica na dança na culinária em nossa língua portuguesa e em outras atividade, temos que associar essa diversidade cultural étnica ao multicultural que exige respeito ao próximo. Se encorajarmos as nossas crianças a escreverem ou contarem sua própria historia e poemas, conseguimos que elas promovam a síntese criativa de fato, fantasia, e sentimentos que utilizam a inteligência linguística.
A educação familiar deve se vincular a pratica social, visando formar o homem integral englobando todas as dimensões de sua relação com o mundo, desenvolvendo potencialidades e apropriação do saber social, adquirindo conhecimentos, habilidades, atitudes e valores produzido em determinada situação histórica com vista a dar conta de interesses e necessidades. Na medida em que oferecemos diferentes tipos de aprendizagem, associamos e aplicamos informações ,para que as crianças formem vias neurológicas mais sofisticadas em seus cérebros, aumentando a retenção de conceitos estimulando o desenvolvimento efetivo social e estético, propiciando ampliação da sensibilidade, criatividade, percepção espacial, originalidade, a criança é estimulada a fazer investigações, experimentações, comparações a ter curiosidade. Quando as crianças chegarem a creche escola é necessário que o professo, antes de da determinado conteúdo em sala de aula, ele conheça a realidade de cada aluno e os problemas relacionado ao seu meio social, a cultura e a comunidade em que vive, pois certamente estará contribuindo para transformar informações em conhecimentos.
O currículo da escola já considera como finalidade o planejamento de cursos, de disciplina, de planos de estudo de o elenco disciplinar e seus respectivo conteúdos, sobre a atividade de professores e alunos, ambiente de aprendizage, recursos humanos, físico, financeiro os tipos de modo de avaliação, além do tempo para sua realização, com a participação da comunidade escolar, delegando aos sistemas de ensino a definição das normas de gestão democrática. A cultura de nossas crianças esta baseada na capacidade de mudança.
ATIVIDADES: Ensino de alfabetização: metodologia
Hora da rodinha, a brincadeira, lembrando como bintou brincava em sua aldeia.
OBJETIVO: é um aprendizado para a vida inteira, pois cria situações imaginaria, a criança consegue ir além do seu comportamento habitual, atuando no nível superior ao que realmente ela se encontra que é de extrema importância para o seu CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO.
ATIVIDADE: Ensino da arte e da musica
METODOLOGIA: levar as crianças a cria bonecas de pano, com vários tecidos e cores variada.
OBJETIVO: confeccionar bonecas coloridas, modelar com tranças igual ao conto de bintou, reciclar e socializar umas as outras.
ATIVIDADE: Ensino da natureza e sociedade
METODOLOGIA: vamos conversar sobre a árvore da historia de bintou. Qual a arvore que os alunos conhecem? Qual a sua importância? Quais são os cuidados que devemos ter com as arvore?
OBJETIVO: Explorar linguagem oral e escrita
...