BACHARELADO EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS PROJETO DE PESQUISA
Por: Gabrielle Zomer • 2/11/2020 • Trabalho acadêmico • 759 Palavras (4 Páginas) • 234 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – UNIRIO
BACHARELADO EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS
PROJETO DE PESQUISA
[pic 2]
Alunas: Andreza Carolina de Souza, Gabrielle Ferreira Zomer Martins e Jéssica Ferreira Rocha
Professora: Natascha Krepsky
Rio de Janeiro – RJ
Novembro / 2018
Introdução
A Educação Ambiental (EA) surgiu na segunda metade do século XX como uma forma de tentar combater os problemas ambientais que colocam em risco a qualidade de vida e a existência das gerações futuras (RAMOS, ELISABETH CHRISTMANN; 2001). A partir desse momento, o homem passa a perceber seu papel como agente integrante do meio ambiente e não mais como um ser superior ao mesmo, dando início ao que Fausto[1] chama de biocentrismo.
“A nova visão tem por base a noção de interdependência de todos os elementos, animados e inanimados, da natureza, compondo uma teia de interconexões que faz fluir entre si estímulos positivos e/ou negativos. Os demais elementos da natureza têm um valor existencial, logo ético, intrínseco, independentemente de sua utilidade estrita para a humanidade. ”[2]
Dessa forma, se constroe a ideia da responsabilidade que cada cidadão possui no que concerne à preservação ambiental, a fim de que ocorram mudanças significativas no modus operandi do homem em relação ao meio ambiente. Para tal, se faz necessário que a EA esteja presente desde os anos iniciais de escolarização com o intuito de se formar cidadãos que, desde muito jovens, se preocupam com a proteção e a preservação do planeta tendo atitudes que contribuam para tal (BUENO, R.; ARRUDA, R; 2013).
“A educação ambiental promove a conscientização e esta se dá na relação entre o “eu‟ e o “outro‟, pela pratica social reflexiva e fundamentada teoricamente. A ação conscientizadora é mútua, envolve capacidade crítica, diálogo, assimilação de diferentes saberes, e a transformação ativa da realidade e das condições de vida. ”[3]
Assim sendo, o presente trabalho tem como objetivo salientar a importância da implementação da EA nas escolas, além de apontar medidas a serem adotadas a fim de que a execução de tal ato seja realizada da maneira mais proveitosa e didática possível, com o intento de conscientizar as crianças sobre sua participação nas mudanças de atitudes necessárias para garantir a preservação ambiental.
Principais Objetivos
Principais Atividades
Metodologia
Cronograma
Resultados Esperados
- Espera-se que alunos e professores envolvidos no projeto de ED, tenham expandido a visão e o senso crítico em relação ao meio ambiente e que estejam engajados a promover ações e realizar mudanças diante dos problemas ambientais atuais.
- Que no mínimo 70% dos educadores da escola onde o projeto será desenvolvido participem das discussões e se envolva de forma efetiva e produtiva no desenvolvimento do mesmo.
- Promover a ligação da criança com a natureza, produzindo uma mudança de valores, percepções e sentimentos que deverá possibilitar a transformação dos hábitos de consumo, descarte de lixo, respeito a outros seres vivos.
- Uma disseminação por parte dos alunos de ideias, questionamentos, soluções, informações, conscientização e etc. para seus familiares e amigos.
Referências Bibliográficas
AZEVEDO, Fausto A. de. Ainda uma vez a ética e a ética ambiental. Revista Intertox de Toxicologia, Risco Ambiental e Sociedade, volume 3, nº 2, março - junho, 2010.
BUENO, R.; ARRUDA, R. Educação ambiental. Revista Eventos Pedagógicos; volume 4, nº 2, páginas 182 - 190, agosto – dezembro, 2013. Disponível em: <http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/eventos/article/view/1279/905>. Acesso em 20 de novembro de 2018.
...