Bioquimica
Ensaio: Bioquimica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Mariaana • 10/10/2013 • Ensaio • 858 Palavras (4 Páginas) • 913 Visualizações
Estudo dirigido Bioquímica Básica I
Curso: Biomedicina e Nutrição Semestre: _______________ Período: 2013.2
Professor(a): Lilian Kirdeika Martins Data: ____ /____ /2013
Discentes:_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Aminoácidos e proteínas
1. Quais são as características estruturais comuns a todos os aminoácidos?
2. Como são classificados os aminoácidos?
3. Como ocorre a formação de uma ligação peptídica?
4. As proteínas têm muitas funções biológicas diferentes. Cite algumas dessas funções.
5. Como são formadas as proteínas?
Enzimas
1. O que são enzimas?
2. Como são classificadas as enzimas? Descreva cada uma delas.
3. O tradicional modelo chave-fechadura representa o complexo enzima-substrato. Como ocorre esse mecanismo de ação enzimática?
4. O que são inibidores enzimáticos e qual a sua importância?
5. Diferencie os inibidores competitivos dos não-competitivos.
Carboidratos
1. O que caracteriza a estrutura de um carboidrato?
2. Descreva as funções dos carboidratos.
3. Como são classificados os carboidratos? Exemplifique.
4. O que são ligações glicosídicas?
5. Comente sobre os mais importantes polissacarídeos de reserva: amido e glicogênio.
Respostas
Água e pH.
1. Substância polares são solúveis a água. Ex: Açúcar.
Substância apolares não são solúveis a água. Ex: Colesterol.
2. São moléculas que apresentam características que possui uma região hidrofílica (polares), e a região hidrofóbica (apolares).
3. A ionização da água se caracteriza como uma reação química onde duas moléculas de água reagem para produzir um íon hidrogênio e um íon hidroxila.
4. A alteração no pH plasmático pode ter consequência serias, como a perda de função celular, morte celular, maior propensão a infecções (meio ácido).
5. É uma solução cujo o pH não sofre alteração pela adição de uma quantidade limitada de um ácido ou uma base permitindo bom funcionamento de reação bioquímica vitais.
Aminoácidos e proteínas.
1. As características comuns dos aminoácidos são: São as unidades fundamentais das proteínas. Todas as proteínas são formadas a partir da ligação em sequência com 20 tipos de aminoácidos.
Existem, além destes 20 tipos de aminoácidos principais, alguns aminoácidos especiais que só aparecem em alguns tipos de proteínas.
2.
3. Ocorre entre duas moléculas quando o grupo de uma molécula reage com o grupo amina de outra molécula, liberando uma molécula de água. Isto é uma reação de síntese por desidratação que ocorre entre moléculas de aminoácidos.
4. Tem como função de componente do esqueleto celular e estruturas de sustentação. Processos biológicos reações químicas (enzimas), transporte de moléculas (hemoglobina), mecanismo de defesa (imunologia e interferon).
5. São formadas a partir da união de muitos aminoácidos. Possuem funções nos mais diversos organismos. A partir disso pode-se notar que as proteínas não somente as mais abundantes macromoléculas, são muito importantes para a vida. Um organismo possui milhares de enzimas e elas são em todas proteínas. As informações genéticas, por exemplos, são expressas através de proteínas.
Enzimas
1. Enzimas são proteínas catalizadoras de reações, sintetizada pela própria célula.
2. As enzimas podem ser classificada de acordo com vários critérios. O mais importante foi estabelecido pela União Internacional de Bioquímica, e estabelece 6 classes.
Oxidorredutases:
...