Bioquimica
Artigos Científicos: Bioquimica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Pierre • 25/4/2013 • 238 Palavras (1 Páginas) • 1.368 Visualizações
1. Cárie Dentária Prof. Ms. Guilherme TerraDentística Operatória Aplicada
2. Cárie Dentária É um processo de destruição localizada, dos tecidos dos dentes, causado por microorganismos. Envolve a dissolução da fase mineral, principalmente os de cristais de Hidroxiapatita, por ácidos produzidos pela fermentação bacteriana. (NEWBRUN, 1982)
3. Cárie Dentária Doença infecto- Sacarose dependente contagiosa; multifatorial Considerada uma Difícil de controlar epidemia Ocorre em função dos Perda de minerais ácidos da bactérias (LOESCHE, 1993)
4. Cárie Dentária Nem a dieta nem os microorganismos, atuando como fatores individuais podem provocar o aparecimento da cárie. É necessária a presença desses fatores, simultaneamente, na superfície dentária, para que ocorra a doença. (THYLSTRUP;FEJERSKOV, 1988)
5. Cárie Dentária A cárie é considerada um desequilíbrio no processo Des-Re (desmineralização e remineralização) dos tecidos duros do dente. Este processo ocorre constantemente na cavidade bucal. A velocidade na progressão das perdas de mineral decorrentes desse desequilíbrio é que determinará o surgimento ou não de cavidades cariosas. (GONÇALVES; PEREIRA, 2003)
6. PARÂMETROS ENVOLVIDOS NO PROCESSO CARIOSO MICROORGANISMOS CÁRIEHOSPEDEIRO SUBSTRATO NEWBRUN, 1988 TEMPO
7. Cárie Dentária Substrato Tipo de carboidrato. Frequência de ingestão. Difícil de controlar (mudar o hábito do paciente)
8. Cárie Dentária Microbiologia Diversos tipos de bactérias. Microbiota em equilíbrio. O tratamento mais eficiente é a prevenção.
9. Cárie Dentária Microbiota Higiene oral. Transmissão de pais para filhos.
10. Cárie Dentária Microbiota Streptococus mutans (início do desenvolvimento). Lactobacillus (desenvolvimento tardio). Actinomyces (cárie radicular).
...