Candidiase vaginal
Por: rodrigoalves11 • 20/3/2016 • Trabalho acadêmico • 4.069 Palavras (17 Páginas) • 550 Visualizações
[pic 1]
INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
CURSO DE FARMÁCIA
CANDIDÍASE VULVOVAGINAL
SAULO VIANA CAMELO COSTA
GOIÂNIA
2015
[pic 2]
INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
CURSO DE FARMÁCIA
CANDIDÍASE VULVOVAGINAL
Saulo Viana Camelo Costa
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto de Ciências da Saúde à Universidade Paulista – UNIP, campus Flamboyant, como requisito para obtenção do título de bacharel em Farmácia.
Orientador: Prof. Dr. Xisto Sena Passos
GOIÂNIA
2015
Sumário
Candidíase Vulvovaginal....................................................................1
Normas para publicação na Revista do Instituto de Ciências da Saúde/UNIP..14
Resumo
Candidíase vaginal é uma infecção fúngica causada por um fungo leveduriformes que faz parte da microbiota vaginal normal. O fungo do gênero C. albicans, causador de 80 a 95% dos casos de infecção fúngica no trato genital feminino, para que ele possa causar as suas manifestações e causar a infecção ele necessita de fatores predisponentes que auxiliam na sua proliferação como, uso de antibióticoterapia, uso de anticoncepcionais orais em longo prazo, alimentação rica em glicose, roupas sintéticas apertadas, uso de medicamentos corticosteróides e gravidez. Os níveis de glicogênio vaginal aumentam a possibilidade positiva de ocorrer à infecção, uma que os lactobacilos (Bacilos de Döderlein) uso esse glicogênio para produzir o ácido lático, contudo, deixando o ambiente ácido, onde a Candida sp se desenvolve, cuja produção e secreção são estimuladas por níveis altos do hormônio estrogênio. Candidíase vaginal é uma doença de saúde pública com grande prevalência em meninas jovens que não tem informações adequadas sobre esta infecção que habitua a vaginal, como hospedeiro normal do ambiente vaginal.
Descritores: Candidíase, vagina, tratamento.
Abstract
Vaginal Candidiasis is a fungal infection caused by a yeast fungus that is part of the normal vaginal microflora. The fungus of the genus Candida albicans, which causes 80-95% of cases of fungal infection in the female genital tract, so it can cause its manifestations and cause infection he needs predisposing factors that aid in its proliferation as use of antibiotic therapy, use of oral contraceptives in the long term diet rich in glucose, tight clothing, corticosteroid use and pregnancy drugs. Vaginal glycogen levels increase the positive possibility of occurrence of the infection, the lactobacilli (Bacillus Döderlein) use this glycogen to produce lactic acid, however, leaving the acid environment where Candida sp develops, whose production and secretion they are stimulated by high levels of the hormone estrogen. Vaginal Candidiasis is a public health disease with high prevalence in young girls who do not have adequate information on which this infection vaginal accustomed to as normal vaginal environment host.Descriptors:
Candidiasis, vaginal, treatment.
Candidíase Vulvovaginal
Vulvovaginal Candidiasis
Título Resumido: Candidíase Vulvovaginal
Saulo Viana Camelo Costa1
Autor para Correspondência: Saulo Viana Camelo Costa,
Alameda P-2 Qd. 110A, Lt. 44 Nº. 207, CEP: 74.543-030
Setor dos Funcionários – Goiânia, Goiás.
Telefone: (62) 8505-9418
E-mail: saulocamelov@gmail.com
1Acadêmico do Curso de Farmácia da Universidade Paulista
Área Específica: Patologia
Introdução
Candida sp. é um fungo oportunista, que faz parte da microbiota do organismo humano. Há importância no conhecimento a cerca das infecções vaginais e em maior ênfase sobre a candidíase, causada por um fungo leveduriformes do gênero Candida, classificado como gram positivo, dimorfo, saprofítico de virulência limitada, sendo encontrado na vagina em 20% das mulheres sadias e assintomáticas. Situa-se em relação a sua freqüência e a sua ocorrência. Bastante comum no meio feminino, uma vez que as mulheres apresentam pelo menos uma vez ao longo de suas vidas1, 2.
O gênero Candida, apresenta aproximadamente 200 diferentes tipos de leveduras que vivem e habitam várias partes do corpo, como orofaringe, cavidade bucal, secreções brônquicas, vaginal, urina e fezes. Dentre essas espécies que mais observa nas infecções em mulheres é da espécie C. albicans, que apresenta uma distribuição grande quando se fala em candidíase vaginal. Esta infecção é um problema de Saúde Pública, sendo que a maioria não tem conhecimento sobre o assunto, e isso vai passando despercebido, uma vez que, o sexo feminino é muito meticuloso e precisa de maiores cuidados, quando abordado situações de infecções sexuais. A falta de políticas de saúde pública direcionada, principalmente a saúda da mulher, que promova prevenções, é uma situação obscura, onde na maioria não procura o médico para fazer as prevenções necessárias3.
A maioria das cepas isoladas no ambiente vaginal é da espécie de C. albicans que se faz presente na microbiota vaginal normal, mas estima-se que as infecções do gênero das não-albicans vêm aumentando substancialmente nos últimos anos. Em situações clínicas as duas são indistinguíveis, causando sintomatologias semelhantes. Clinicamente a candidíase pode ser cutânea, mucosa, cutaneomucosa ou visceral. E os agentes causadores dessas infecções crescem e desenvolvem melhor em ambientes úmidos e quentes, como no caso da candidíase vaginal que apresenta um ambiente favorável para se desenvolver e causar os sintomas e conseqüentemente a infecção. Existem fatores predisponentes ao aparecimento da candidíase, e pode estar mais freqüente durante a gravidez4.
...