Capitulo IV Saber Ver Arquitectura
Dissertações: Capitulo IV Saber Ver Arquitectura. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jorgeportugal • 4/11/2014 • 940 Palavras (4 Páginas) • 1.557 Visualizações
Capitulo IV
As várias idades do espaço
A história da arquitectura responde a exigências tão distintas que entende-la, significa entender a história da própria humanidade e entender todo o espetro dos interesses humanos. No entanto, a arquitectua responde sempre aos quatro seguintes pressupostos: pressupostos sociais, que servem à sociedade uma necessidade de utilização; pressupostos intelectuais, revela o que uma sociedade quer ser, os sonhos, as aspirações e as crenças religiosas; pressupostos técnicos, representam a evolução técnica e progresso científico; pressupostos figurativos e estéticos, conjugam a integração e interpretação temporal das artes.
Estes factores representam o pano de fundo sobre o qual assenta a aquitectura, obras que indicam uma supremacia, um culto religioso ou um propósito colectivo. Um vez descritos estes factores que representam uma época, passa-se à critica dos monumentos, numa análise aproximativa; assim: análise urbanística, que indica a história dos espaços exterior de ajuda a criar; análise arquitectónica, que mostra a história da concepção espacial; análise columétrica, que atesta o estudo do invólucro que contém o espaço; análise dos elementos decorativos, escultura e pintura adequados aos volumes da arquitectura; análise de escala, que mede a relação com a escala humana.
O objectivo deste capítulo não é traçar a história da arquitectura dos últimos dois mil anos, mas apenas contribuir com uma modesta linha orientadora. Para fundamentar este tema, o autor questiona-se se para analisar a fundo, por exemplo, a pouco estudada a igreja de Borromoni, deverá evocar o seguro método clássico, ou então, aludir sumariamente às principais concepções do espaço interior.
A escala humana dos gregos
O templo grego caracteriza-se pela ignorância do espaço interior, sendo apenas concebido para a morada dos deuses. É o exemplar típico da não-arquitectura porque o espaço não se destina a funções e interesses sociais, e o génio humano representado numa grande escultura. Apenas quando o templo romano atinge Itália, que começa a absorver uma tendência para humanizar a arquitectura.
O espaço estático da antiga Roma
Em contraposição às construções helénicas, as construções romanas não eram obras de arte mas afirmam-se como obras de arquitectura. A pluralidade do programa romano, aliado às novas técnicas construtivas dá à arquitectura uma consciência altamente cenográfica, assim como é reveladora do amadurecimento dos temas sociais, como o palácio e a casa. Em suma, a arquitectura romana exprime o uso do espaço interior, mas exprime fundamentalmente uma afirmação da autoridade, que domina a multidão e anuncia o império.
A directriz humana do espaço cristão
Os cristãos reúnem o que há de vital na arquitectura helenística e na arquitectura romana; reúnem na igreja a escala humana dos gregos e a consciência do espaço interior romano. Na arquitectura cristã, toda a concepção planimétrica e espacial tem uma única medida de carácter dinâmico: a trajectória do utilizador.
A aceleração direcional e a dilatação de Bizâncio
O tema basilical da arquitectura bizantina, negam-se as relações verticais e exaltam-se as referências horizontais. Na basilica longitudinal negadas as relações verticais, intensifica-se o rimo director até uma velocidade alucinante, assim nos edifícios de planta cêntrica, o espaço é dilatado até às fluências mais velozes e às mais tensas distâncias.
A barbárica interrupção dos ritmos
Entre os séculos VIII e X prepara-se a passagem do período do bizantinismo para o período românico. As inovações desta arquitectura significam a negação, primeiro gradual depois peremptória, da interrupção do horizontalismo bizantino com
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