Cateter De Insersão Periferica Em Crianças
Monografias: Cateter De Insersão Periferica Em Crianças. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: jaciara0606 • 30/8/2014 • 1.188 Palavras (5 Páginas) • 808 Visualizações
ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A CRIANÇA COM CATETER CENTRAL DE INSERÇÃO PERIFRICA: ARTIGO DE REVISÃO
Adriana De Lira Basílio *
RESUMO
O presente estudo tem como objetivo enfatizar a importância da capacitação e atualização dos enfermeiros em relação aos cuidados com o cateter central de inserção periférica. O presente artigo trata-se de uma pesquisa do tipo bibliográfica com abordagem qualitativa referente à assistência de enfermagem no cuidados e na manutenção do PICC. A pesquisa é feita em cima de trabalhos já realizados e dotados de significativa relevância para elucidar os objetivos propostos. A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) configura-se como uma metodologia para organizar e sistematizar o cuidado, com base nos princípios do método científico. Tem como objetivos identificar as situações de saúde-doença e as necessidades de cuidados de enfermagem, bem como subsidiar as intervenções de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde do indivíduo, família e comunidade. A inserção de cateteres intravasculares é um dos procedimentos mais comuns em UTI Neonatal.
Descritores: Assistência de enfermagem; Terapia intravenosa; cateter central de inserção periférica; Pediatria e neonatologia.
INTRODUÇÃO
O presente estudo tem como tema a assistência de enfermagem à criança com cateter central de inserção periférica. O mesmo consta como pré projeto de pesquisa de curso de pós-graduação de enfermagem pediátrica e neonatal da universidade Estácio de Sá para aprovação.
Segundo Chaves (2003) a terapia intravenosa constitui um importante recurso terapêutico, utilizado com grande freqüência para a maioria dos pacientes hospitalizados. A evolução dessa prática e doa acesso vascular tem sido casa vez mais evidente.
A inserção de cateteres intravasculares é um dos procedimentos mais comuns em UTI Neonatal. O uso de dispositivos intravasculares centrais em neonatologia é indispensável, pois são utilizados principalmente para a infusão de fluidos, eletrólitos, nutrição parenteral, hemoderivados, exsangüíneotransfusão, para administração de drogas e monitorização dos pacientes graves. A sua utilização, muitas vezes necessária por períodos prolongados, é devido às características próprias dos pacientes, que freqüentemente apresentam impossibilidade de via oral para nutrição e medicamentos, disponibilidade limitada de vasos periféricos e pela gravidade inerente destes pacientes. É um acesso vascular imprescindível, mas que coloca os pacientes em risco de complicações mecânicas e complicações infecciosas locais e sistêmicas.
Justificativa
A preocupação no que tange a resolução COFEN 258/2001, que dispõe em seu artigo 1° é licito ao enfermeiro a inserção de cateter periférico central.
Objetivo
Diante do exposto esse artigo tem como objetivo enfatizar a importância da capacitação e atualização dos enfermeiros em relação aos cuidados com o cateter central de inserção periférica.
MATERIAL E MÉTODO
O presente artigo trata-se de uma pesquisa do tipo bibliográfica com abordagem qualitativa referente à assistência de enfermagem no cuidados e na manutenção do PICC. A pesquisa é feita em cima de trabalhos já realizados e dotados de significativa relevância para elucidar os objetivos propostos.
Os bancos de dados virtuais foram à fonte de escolha para realizar o levantamento bibliográfico dos artigos científicos dos últimos dez anos, sendo realizada a buscas no período de 2000 a 2013.
Dentre os escolhidos estão (literatura latino americana e do caribe em ciências da saúde) LILACS, (scientific eletronic libray on-line) SCIELO, (banco de dados de enfermagem) BDENF. Primeiramente realizou-se uma leitura prévia dos artigos encontrados, para tanto, utilizou-se os seguintes descritores: Assistência de enfermagem; Terapia intravenosa; Cateter central de inserção periférica; pediatria e neonatologia.
No primeiro passo da análise, foi realizada uma leitura criteriosa dos artigos, buscando identificar relatos que respondessem ao objetivo proposto.
REFERENCIAL TEÓRICO
A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) configura-se como uma metodologia para organizar e sistematizar o cuidado, com base nos princípios do método científico. Tem como objetivos identificar as situações de saúde-doença e as necessidades de cuidados de enfermagem, bem como subsidiar as intervenções de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde do indivíduo, família e comunidade.
Esta metodologia é um instrumento privativo
...