TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cateter

Artigos Científicos: Cateter. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2013  •  4.082 Palavras (17 Páginas)  •  870 Visualizações

Página 1 de 17

Resumo

A introdução do Cateter de Swan-Ganz a partir da década de 1970 revolucionou o tratamento de pacientes críticos nas UTIs. Esse cateter possui um balonete em sua extremidade que possibilita ser dirigido através da corrente sangüínea, passando pelo átrio direito, ventrículo direito e atingindo a circulação pulmonar, através da artéria pulmonar. Objetivo: Apresentar a importância da assistência de Enfermagem na manutenção dos pacientes com o Cateter de Swan-Ganz. Metodologia: O estudo foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica através de livros, sites acadêmicos, como Scielo e Google. Resultados e Discussão: A monitorização invasiva pela CAP (Cateterismo da Artéria Pulmonar) é realizada a beira do leito, e fornece informações quantitativas sobre a capacidade vascular, efetividade da bomba cardíaca e perfusão tecidual, auxiliando como guia terapêutico no tratamento do paciente grave. Por se tratar, de uma técnica que predispõe o paciente a risco/benefícios, é essencial que os enfermeiros e a sua equipe de enfermagem, garantam eficiência na prestação de cuidados, na interpretação de dados e no manuseio adequado dos pacientes críticos, na fase de manutenção da cateterização. Considerações Finais: Na evolução da monitorização hemodinâmica, destaca-se o desenvolvimento do Cateter de Swan-Ganz, que se tem mostrado de grande importância para avaliação no prognóstico do paciente crítico. O cuidado da assistência de enfermagem nesses pacientes é verdadeiramente benéfica na profilaxia e detecção de complicações na fase de manutenção da CAP.

Palavras-Chave: Enfermagem, Cateter de Swan-Ganz, Assistência.

Abstract-The

Introduction of the Swan-Ganz catheter from the 1970s revolutionized the treatment of critically ill patients in ICUs. This catheter has a balloon on its end that allows it to be directed through the bloodstream, through the right atrium, right ventricle and pulmonary circulation reaching through the pulmonary artery. Objective: To present the importance of nursing care in the maintenance of patients with Swan-Ganz catheter. Methodology: The study was conducted by means of literature through books, academic sites, like Google and Scielo. Results and Discussion: Invasive monitoring by PAC (Pulmonary Artery Catheterization) is performed at the bedside, and provides quantitative information on the vascular capacity, and effectiveness of cardiac tissue perfusion pump, helping to guide therapy in the treatment of critically ill patients. As it is, a technique that predisposes the patient to risk / benefit analysis, it is essential that nurses and their nursing team, ensuring efficiency in the provision of care in data interpretation and the proper handling of critical patients in the maintenance phase catheterization. Conclusions: In the evolution of hemodynamic monitoring, there is the development of the Swan-Ganz catheter, which has proved of great importance in evaluating the prognosis of critically ill patients. The care of nursing care in these patients is truly beneficial in the prevention and detection of complications in the maintenance phase of the CAP.

Keywords: Nursing, Swan-Ganz Catheter, Care.

Introdução

A unidade de Terapia Intensiva (UTI) é um setor de acesso restrito formado por uma equipe multiprofissional altamente especializada e com recursos tecnológicos de ponta capazes de proporcionar maiores condições de sobrevida a pacientes críticos. De acordo com KNOBEL, 1997, Todo paciente admitido numa UTI é submetida a um conjunto de processos seqüenciais que obedecem a um princípio lógico, visando sua melhor recuperação.

A monitorização hemodinâmica é uma prática comum nessa unidade sendo de grande utilidade para o diagnóstico, manuseio e controle terapêutico do paciente crítico. O registro contínuo desses dados permite avaliar de forma rápida a situação clínica e a resposta terapêutica apresentada pelo paciente. Um dos avanços na tecnologia que direcionou o progresso na ampliação da avaliação hemodinâmica foi o Cateter de Swan-Ganz, ou Cateter da Artéria Pulmonar, desenvolvido na década de 1960.

“[...] O cateter de Swan-Ganz dispõe de um balão situado em sua porção terminal, que possibilita a medida simultânea das pressões intracardíacas – átrio e ventrículo direito, e artéria pulmonar. [...]” (Figueiredo et al., 2009, p.185). Esse cateter mede 110 cm sendo graduados a cada 10 cm, os diâmetros mais utilizados são de Nº 7 e 7,5 Fr. O cateter possuí um balão em sua extremidade, que o torna autodirigível na corrente sangüínea. Também pode ser provido de um termistor, que mede as variações da temperatura do sangue, que se aquece em contato com o filamento térmico e se esfria dependendo do fluxo sangüíneo, podendo-se obter o débito cardíaco pela técnica da termodiluíção, oferecendo valores pressóricos e de rendimento cardíaco.

O Cateter de Swan-Ganz pode ser introduzido através de dissecção venosa (antecubital) ou por punção percutânea (veia jugular interna, veia subclávia e veia femoral), sendo este último método o mais recomendado devido à menor taxa de infecção e sangramento, no sítio de entrada do cateter (JÚNIOR et al, 1998, p.384).

Segundo Cintra et al (2003) “A monitorização por meio do Cateter de Swan- Ganz engloba o registro da PAD (Pressão do Átrio Direito), PVD (Pressão do Ventrículo Direito) PAP (Pressão da Artéria Pulmonar), PCP (Pressão do Capilar Pulmonar), além do DC(Débito Cardíaco) e IC (Índice Cardíaco) entre outras”.

Miyake, Oliveira e Silva (2003) destacam que através do Swan- Ganz o conhecimento de parâmetros fisiológicos, que até então só eram obtidos em laboratório de hemodinâmica, tornou-se acessível à beira do leito, permitindo avaliação e o tratamento mais racional dos estados de choque, infarto do miocárdio, ruptura do septo interventricular e insuficiência mitral aguda, insuficiência respiratória aguda, trans e pós–operatório de alto risco, hipovolemia, quadros sépticos e outras condições que ocorrem nos pacientes graves, permitindo um ajuste fino da reposição volêmica e titulação das doses de drogas vasoativas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.1 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com