Chá verde
Tese: Chá verde. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ferrob2014 • 3/11/2014 • Tese • 1.174 Palavras (5 Páginas) • 370 Visualizações
Chá verde
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
A plantação de "Camellia sinensis" da Gorreana (Ilha de São Miguel, nos Açores) tornou-se reconhecida pela sua elevada qualidade e é actualmente exportada para todo o mundo.
Chá verde é um tipo de chá feito a partir da infusão da planta Camellia sinensis. É chamado de verde porque as folhas da erva sofrem pouca oxidação durante o processamento, o que não acontece com as folhas do chá preto. Algumas outras ervas são vendidas a título de chá verde, porém o verdadeiro chá verde é o feito a partir da folha do arbusto Camellia sinensis.
Muito popular na China e no Japão, há pouco tempo começou a ser consumido com maior frequência no ocidente, tradicional consumidor de chá preto, devido tanto a uma tendência orientalista, quanto às propriedades antioxidantes a ela atribuídas. No ocidente, é a partir de Portugal, mais exactamente na localidade da Gorreana, na ilha de São Miguel, Açores, que existe a mais antiga plantação de chá verde, na qual realiza a exportação de chá verde para todo o mundo.
Benefícios à saúde[editar | editar código-fonte]
Estudos indicam que o chá verde é rico em substâncias antioxidantes, chamadas polifenóis, que evitam a ação destrutiva das moléculas de radicais livres que degeneram as células, auxiliando, por exemplo, na prevenção do câncer, tendo efeito anti-envelhecimento e na queima de gorduras.1
O chá verde também é rico em tanino que faz diminuir as taxas do LDL (colesterol ruim) e fortalece as artérias e veias favorecendo a prevenção de doenças cardíacas e circulatórias. Possui bioflavonóides e catequinas: substâncias que bloqueiam as alterações celulares que dão origem aos tumores.2
Um estudo feito nos Estados Unidos indica que o extrato de chá verde pode suprimir o crescimento de Helicobacter pylori (em vivo e em vitro).3 Um outro estudo feito na Coreia do Sul sugere que um polissacarídeo ácido encontrado no chá verde é significativamente efetivo na prevenção da adesão do H. pylori a células epiteliais humanas em cultura4
O chá verde também possui manganês, potássio, ácido fólico, vitamina C, vitamina K, vitamina B1 e a vitamina B2.
O chá verde é diurético.
O chá verde é estimulante, adstringente, antioxidante, bactericida e diurético. Tem atividade anti-tumor reportada em estudos clínicos. Rico em flúor, o chá verde previne a queda de dentes. É também útil como cicatrizante, para combater câncer do estômago e da pele, e para reforçar o sistema imunológico. O chá verde é utilizado para desordens estomacais, vômitos e diarréia. A cafeína, como agente ativo, resulta na estimulação do SNC. O tanino tem efeito anti-diarréico (ODY, 1993), proteção da parede do intestino e ataque a bactérias nocivas
Os taninos são distribuídos em plantas, alimentos e bebidas (MAKKAR e BECKER, 1998; SANTOS et al. 1997). São solúveis em água e em solventes orgânicos polares, sendo capazes de precipitar proteínas (HARTISH e KOLODZIEJ, 1997). Podem atuar como agentes de quelação, removendo as moléculas de metal do organismo e impedindo a sua absorção. Contudo, os cientistas ressalvam que, como a maioria das pessoas recebe através da dieta alimentar uma dose de ferro superior à necessária, uma ou duas chávenas de chá por dia dificilmente resultarão em índices insuficientes de ferro no organismo (ALERT, 2009). TANINOS - tem ação adstringente, que contrai os tecidos e vasos sangüíneos, diminuindo a secreção da mucosa , e antimicrobianos (antidiarréico). Precipitam proteínas.( plantas das famílias : ericacea, rosaceae alicaceae)
Ex.: barbatimao e goiabeira.
Existem evidências de que os flavonoides presentes no chá verde conferem proteção contra doenças cardiovasculares, principalmente pelo seu efeito antioxidante e modulador da função endotelial. O crescente interesse em seus benefícios levou à inclusão do chá verde no grupo de bebidas com propriedades funcionais.
Flavonóides são compostos de origem natural do grupo dos metabólitos secundários abundantes no Reino Vegetal. Participam na fase que depende da luz durante a fotossíntese, e geralmente são encontrados na parte aérea da planta, estando ausentes apenas em organismos de origem marinha.
Os flavonóides podem ser considerados pigmentos naturais, desempenham um papel fundamental na proteção do vegetal atuando na proteção contra agentes oxidantes (raios ultravioletas, substancias químicas presentes nos alimentos, poluição).
São representativos na dieta humana, mas não podem ser sintetizados em nosso organismo, então são obtidos através de alimentos como frutas, legumes, verduras e também no chá de ervas, no vinho e no mel. Podemos encontrar também este composto em forma de glicosídeos, que promovem uma melhor absorção intestinal.
Os flavonóides têm uma ampla ação biológica podendo ser
...