Classificação De Fraturas
Artigos Científicos: Classificação De Fraturas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: janainamoura • 9/1/2015 • 858 Palavras (4 Páginas) • 2.012 Visualizações
As fraturas são descontinuidades em tecidos ósseos ou cartilaginosos .é acompanhada por vários graus de lesão e podem ser classificados por:
. Traumatismo: é resultado do traumatismo direto aplicado sobre o tecido . Ex:Acidente automobilístico
. Enfermidades ósseas:algumas doenças ou distúrbios podem fragilizar o tecido ao ponto de um traumatismo leve produzir uma fratura.
. Esforço repetitivo: provocada por fadiga de um determinado osso devido a movimentos contínuos e constantes .
Conforme envolvimento de tecidos moles
Aberta ou exposta , quando há solução de continuidade com a pele, e simples e fechada ,quando há solução de continuidade.
Conforme extensão da lesão:
A fratura pode ser incompleta ,em fissura ou completa. A completa pode ser simples(2 fragmentos), ate 3 fragmentos ou fragmentada-comunitiva
Conforme direção da linha de fratura
Classificam –se em transversa ,obliqua,espiral,múltipla,segmentada e compressão
Conforme a localização da fratura:
Representadas pelas fiseais,metafiseais,diafiseais,condilares e troncatéricas
Conforme estabilidade:
Esta fratura classifica em estável ou instável
Talas e bandagens
O objetivo na correção da fratura é manter o osso alinhado sem comprometer a ascularização ate que ocorra a cicatrização que é lenta e variável ,dependendo da espécie ,idade,localização da fratura,grau de comprometimento de tecidos moles e técnica usada para correção.
O método aplicado deve ser escolhido de acordo com as forças mecânicas,e a capacidade da técnica em neutralizar estas forças , espécie,idade,tipo e localização da fratura,experiência do cirurgião ,característica do proprietário(poder aquisitivo e cuidados pós operatórios)
Dividem-se os métodos de correção de fraturas em imobilização do membro e imobilizações ósseas.
Imobilização ou fixação do membro
As principais indicações para uso de imobilização do membro são:
. fraturas fechadas abaixo do cotovelo e joelhos:
. fraturas estáveis após redução relativa
. fratura onde se espera consolidação rápida
.fraturas em galho-verde
.fraturas de ossos longos com periósteo intacto
.fratura por compactação
No geral,pacientes jovens são melhores candidatos a correção de fratura por imobilização dos membros.
Canaleta de PVC
São indicados principalmente para fraturas distais ao cotovelo. Seu uso também é recomendado como fixação após imobilização óssea por pinos intramedulares. A canaleta deve estender-se da articulação úmero-rádio-ulnar até as extremidades distais do membro, aplica-se uma camada de algodão em toda extensão do membro, a seguir adapta-se a tala e fixa-a com esparadrapo.
Atadura de Robert Jones
Esta atadura é indicada no pós-operatório de cirurgias de joelho e cotovelo com finalidade de reduzir dor e edema,pode ser usada como imobilização temporária de fraturas ate que se realize a cirurgia.Esta imobilização é temporária oferece maior conforto ao paciente e evita lesões adicionais a tecidos moles. Acolchoa-se abundantemente o membro com algodão ortopédico e na seqüência com faixa e esparadrapo.
Tala de Schoreder Thomas
É uma tala moldável utilizada para imobilização do cotovelo,joelho e estruturas distais
...