TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como treinar um cão

Pesquisas Acadêmicas: Como treinar um cão. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.064 Palavras (13 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 13

Como treinar um cão! (Animais / Domésticos)

Introdução

Dentre as muitas responsabilidades dos donos de cães, o treinamento é uma das mais importantes. Animais de estimação bem treinados são mais fáceis de lidar, causam menos danos para a sua casa (e a deles) e vivem melhor. Neste artigo abordaremos os princípios básicos do treinamento de um cão e também algumas características importantes que você precisa conhecer para poder se comunicar com eles.

Isso inclui linguagem corporal e sons. Os cães enviam grande quantidade de mensagens com seu corpo e sua voz e essa é uma das razões pelas quais são tão fascinantes e tão amados. Leia esse artigo cuidadosamente, e depois coloque seu conhecimento em prática. Entendendo a linguagem corporal

Uma cauda balançando não significa necessariamente que o cão é amigável. Os cães expressam várias coisas com a cauda: pode estar feliz, confiante ou interessado, mas também pode estar assustado, confuso ou pronto para brigar. Nesta seção, vamos dizer como entender a linguagem corporal do cão. Se você tiver essa habilidade, a comunicação com seu cão será muito mais fácil. E isso, por sua vez, fará o treinamento muito mais fácil também.

Quando você vê um cão com a cauda balançando ampla e rapidamente, a mensagem quase sempre é: "Estou feliz por ver você!" Esse é um cão feliz e animado. Por outro lado, um cão balançando a cauda de maneira solta, mas na horizontal, pode estar querendo saber um pouco mais sobre você. Ele pode não recebê-lo de maneira amistosa, mas não irá desafiá-lo. A mesma coisa acontece com um cão balançando a cauda devagar. Ele ainda está querendo saber se você é amigo ou não. Preste atenção, porém, se o cão está com a cauda eriçada ou levantada, balançando rápido. Esse cão pode estar agitado ou agressivo.

A posição da cauda de um cão diz muito sobre ele também. Se a cauda estiver ereta ele é confiante, se estiver no meio das pernas é o oposto. Não importa se ele esteja se comunicando com você ou com outro cão, a mensagem é a mesma: "Eu desisto". Já um cão relaxado pode manter a cauda baixa, mas não entre as pernas.

Os cães se comunicam com as duas extremidades do corpo. Uma levantada na cabeça ou uma mexida nas orelhas significa interesse, alerta e às vezes medo. Quando ele vê ou ouve algo novo ou interessante, as orelhas ficam levantadas ou para frente. Como a audição canina é muito aguçada, seu cão sabe da chegada de um carro ou de uma pessoa muito antes de você. Isso é o que faz o cão ser um ótimo sistema de alarme.

O cão está com a cabeça baixa e as orelhas para trás? Então está com medo ou mostrando submissão. Às vezes, o pêlo do pescoço e das costas também ficam eriçados. Seja muito cuidadoso ao abordar um cão que mostra estes sinais. Ele pode ser tímido ou envergonhado, mas se sentir que está acuado, pode atacar em auto-defesa.

O instinto de um cão faz com que ele preste muita atenção a tudo que acontece ao seu redor. Você pode não perceber, mas seu cão vê e ouve você o tempo todo, e por isso ele conhece os seus padrões de comportamento. Às vezes ele parece poder ler seus pensamentos, mas a habilidade de prever o que você vai fazer é, na verdade, fruto da capacidade de observação do seu cão.

Tutomania - Impressão de documento http://www.tutomania.com.br/action_print.php?cod=20467

1 de 5 10/07/2008 17:18

Observe a expressão facial do seu cão para saber como ele está se sentindo. Você pode até pegá-lo rindo, puxando os cantos da boca para mostrar os dentes. Não confunda essa expressão com um rosnado, quando o cão levanta o lábio superior para mostrar os dentes. Um rosnado é um sinal de ameaça, mas os cães provavelmente sorriem pelo mesmo motivo que nós: para mostrar que não representam perigo.

Às vezes, um cão usa seu corpo inteiro para passar uma mensagem: rolar com a barriga para cima, expondo o pescoço e genitais, significa: "Você é o chefe". Um cão também pode urinar para mostrar sua submissão a você; uma saudação canina clássica para convidar para um brincadeira é se abaixar sobre as patas dianteiras, com o posterior erguido e a cauda balançando; ele pode até mesmo bater com as patas no chão ou latir na tentativa de chamar sua atenção ou a de outro cão para ir brincar com ele.

A linguagem do corpo é uma coisa. Latidos, rosnados, gemidos e outros sons estão sempre cheios de mensagens para o dono. Vamos explicar essa mensagem na próxima seção. Interpretando latidos e sons

A linguagem corporal é geralmente um modo silencioso de comunicação, mas os cães também usam sons para se comunicar: latem, choram, rosnam e uivam. O latido é provavelmente o som mais familiar que um cão pode fazer. Quando os cães começaram a ser domesticados, o latido era uma das coisas a que as pessoas prestavam atenção ao escolher quais filhotes iam levar para casa.

Os cães latem para dizer "Olá! Preste atenção em mim!" ou para avisar sobre um perigo iminente. Alguns cães latem quando estão sozinhos ou entediados. Tome cuidado com a maneira que você responde a um latido ou dificilmente vai conseguir fazê-lo parar de latir. Cães excitados adoram latir e, se você gritar para eles pararem, vão pensar que você está latindo também. Gritando, você estará ensinando que latir é legal, exatamente o oposto do que quer que ele aprenda.

Um dos primeiros sons que um filhote faz para chamar a atenção de sua mãe é choramingar. A mãe os alimenta e conforta quando choram e logo os filhotes aprendem que os donos reagem da mesma maneira. Os cães também podem choramingar se estiverem assustados com sons altos, como trovões e fogos de artifício.

Esse choro é bonitinho quando vem de um filhote, mas, às vezes, passa dos limites. Se o choro do seu cão ficou irritante, lembre-se do que aprendeu sobre como fazê-lo parar de latir: ao invés de dar carinho ou conforto, ignore o cão até que fique quieto. Só então agradeça o seu silêncio com carinho ou elogios.

Um rosnado é provavelmente o som mais fácil de entender. Ao rosnar, o cão está avisando que está pronto para atacar se você não recuar. O rosnado é um sinal de agressividade que não deve ser ignorado. Não permita que seu cão rosne para você ou qualquer outra pessoa. Se possível, chame um adestrador profissional ou um especialista em comportamento para ajudar a avaliar a situação e achar uma maneira de colocar as coisas sob controle.

Outro som familiar e único é o uivo. Normalmente ele comunica excitação, alerta, solidão ou desejo. Alguns cães uivam quando encurralam suas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com