Conexões De Duas células Adjascentes
Casos: Conexões De Duas células Adjascentes. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: wagafasa • 25/8/2013 • 218 Palavras (1 Páginas) • 419 Visualizações
Os conexões de duas células adjacentes formam um canal contínuo que permite o trânsito de pequenas moléculas e de iões. Modificações estruturais das proteínas constituintes dos conexões, induzidas por alterações dos ambientes citoplasmáticos, como por exemplo o teor de Ca++, determinam que os canais estejam abertos ou fechados. As junções hiato são, pois, estruturas dinâmicas, e a sua participação em processos que implicam coordenação intercelular, como o peristaltismo intestinal, a contracção cardíaca, a embriogénese e a inibição de proliferação celular, por contacto entre as células, é conhecida.
Nas células animais encontram-se junções em que o espaço intercelular se reduz a cerca de 3 nm e é, aparentemente, atravessado por septos. Estas junções são designadas por junções hiato ou gap junctions. O estudo ultra-estrutural destas junções revelou que os referidos septos são, na realidade, estruturas proteicas intrínsecas, formadas por seis proteínas idênticas, e designadas por conexões.
Nos tecidos vegetais, a comunicação entre células adjacentes efectua-se através de plasmodesmos. Consistem em interrupções da parede celular preenchidas pelo citossol e atravessadas por um canal, o desmotúbulo, que garante a comunicação entre os retículos das duas células.
Geralmente, os plasmodesmos formam-se durante a divisão celular. Apesar das suas dimensões relativamente grandes (20-40 nm), os plasmodesmos apresentam uma certa selectividade. Contudo, é através deles que certos vírus se propagam e infectam novas células.
...