Cromossomo, Heterocromatina Facultativa, Herança Mendeliana, Epistasia
Ensaios: Cromossomo, Heterocromatina Facultativa, Herança Mendeliana, Epistasia. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: isav • 12/11/2013 • 324 Palavras (2 Páginas) • 1.277 Visualizações
O cromossomo eucariótico é composto por um Braço Curto geralmente identificado pela letra P e por um Braço Longo identificado pela letra Q, esses braços são formados por cromátides, as quais possuem telomeros, responsáveis por manter a estabilidade estrutural dos cromossomos. Possui também, zonas de constrição sendo elas, primarias ou centrômeros e secundarias. A região da constrição secundária é responsável pela produção de subunidades de nucléolos.
Classificação dos cromossomos: Os cromossomos podem ser diferenciados pelo tamanho, podendo ser grande, médio ou pequenos; Também pela posição do centrômero ou da constrição primaria, sendo metacêntrico, quando dividem os braços P e Q aproximadamente no mesmo tamanho, pode ser submetacêntrico, quando divide os dois braços de forma desigual, sendo o braço longo visivelmente maior que o braço curto, e por fim, pode ser acrocêntrico, quando o braço curto for consideravelmente menos que o braço longo.
Em relação ao centrômero, os cromossomos podem ser monocentricos, possuindo apenas um centrossomo, holocentricos, cromossomos que possuem o centrossomo distribuído por toda a cromátide.
Os telomeros, também possuem função de iniciar o pareamento dos cromossomos homólogos e ancorar o cromossomo no envoltório nuclear.
Heterocromatina Facultativa: aparece em apenas um cromossomo de par homologo. Envolve todo o cromossomo ou set cromossômico. Não apresenta particularidades quanto a composição de DNA. Ex: Inativaçao de um dos cromossomos X na femea humana.
Herança Mendeliana: Os dois membros de um par de fatores segregam um do outro para a formação dos gametas de modo que metade dos gametas carrega um membro do par e a outra metade o outro. (1ª Lei)
Durante a formação dos gametas, a segregação de um par de fatores é independente de outros pares de fatores.
Epistasia: Interação entre dois genes onde um deles modifica a expressão fenotípica do outro.
Dominante: Quando há apenas presença de um dos alelos.
Recessivo: quando são necessários os dois alelos epistáticos para causar a inibição.
- O que causa inibição → gene epistático
- E o que sofre inibição → gene hipostático
...