De Que Maneira O Renascimento Inverteu "[...] O Sentido Conceitual Da Idéia Platônica, A Ponto De Fazer Dela Uma Arma Contra A Própria Concepção Platônica Da Arte" (PANOFISKY, 1994, P. 13).
Exames: De Que Maneira O Renascimento Inverteu "[...] O Sentido Conceitual Da Idéia Platônica, A Ponto De Fazer Dela Uma Arma Contra A Própria Concepção Platônica Da Arte" (PANOFISKY, 1994, P. 13).. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 10/9/2014 • 217 Palavras (1 Páginas) • 892 Visualizações
Renascimento, Renascença ou Renascentismo são os termos usados para identificar o período da História da Europa aproximadamente entre fins do século XIV e inicio do século XVII. Os estudiosos, contudo, não chegaram a um consenso sobre essa cronologia, havendo variações consideráveis nas datas conforme o autor.1 Seja como for, o período foi marcado por transformações em muitas áreas da vida humana, que assinalam o final da Idade Média e boa parte da Idade Moderna.
Para os renascentistas a ideia é produto do espirito humano. Mas exprime ao mesmo tempo as leis que estão prefiguradas nas coisas, e nisso afasta a subjetividade e o arbitrário. Assim realiza fundamentalmente por aperfeiçoamento do natural pela arte.
Já para Platão a ideia provém do princípio geral do mundo inteligível, que constitui a ideia universal. De um lado a teoria da arte tem um o conceito de ideia, de outro, Platão estabeleceu a inferioridade da arte. Tais adaptações chegaram ao ponto de interferir e inverter o conceito da ideia renascentista.
Renascimento é a palavra que significa o ato de renascer e pode ser sinônimo de reformulação. Renascimento ou renascença também é o nome dado ao movimento de reforma artística, literária e científica que teve origem no século XIV na Itália e se espalhou para o resto da Europa, estando em vigor até o século XVI.
...