TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento sustentável

Por:   •  20/4/2016  •  Projeto de pesquisa  •  537 Palavras (3 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Desenvolvimento Sustentável

Nome: Thales de Oliveira Silva

Professor: José Reynaldo Bastos da Silva

Turma: EB1P46

RA: C99317-4

Câmpus: UNIP – Assis, SP

Apesar do Brasil ocupar o 9º lugar no ranking PIB mundial, podemos observar que ele está em 74º no ranking mundial do IDH. Isto ocorre devido à desigualdade de distribuição de renda, ao tamanho da população e também à falta de estrutura do país.

Também podemos observar que, a Noruega mesmo ficando em 24º no ranking mundial do PIB, ocupa o 1 º lugar no IDH. Logo, podemos perceber que, um país ter o PIB alto não é sinônimo de país com boas condições de vida. Temos como exemplo a China, que está em 2 º lugar no PIB mundial e ocupa a 101 º Posição no ranking do IDH.

[pic 2]

Desenvolvimento Sustentável

Nome: Juliet Aparecida da Rosa Furtado

Professor: José Reynaldo Bastos da Silva

Turma: EB1P46

RA: D042GI-9

Câmpus: UNIP – Assis, SP

OPINIÃO

Com base nos textos lidos, o país perdeu 26,3% de seu IDH, com as discrepâncias dos índices de expectativa de vida, educação e renda da população. Essa queda do IDH brasileiro em uma posição no ranking mundial, é apenas um reflexo do que o país vive hoje. Reflexo da má administração pública, do mau funcionamento dos órgãos responsáveis pelo desenvolvimento do país. Acredito que essa queda tenha sido leve, ainda mais levando em conta a crise em que o Brasil se encontra no momento. E, apesar de ter ficado atrás de alguns países latinos no ranking, o país teve o maior crescimento de IDH da América do Sul entre 1990 e 2014.

O fato de o IDH do Brasil ter caído nesse último estudo, não muda muita coisa. Pois o IDH é um índice estrutural, ou seja, ele capta mais mudanças de longo prazo. Isso ocorre principalmente por causa dos indicadores de expectativa de vida e educação. Já o indicador de renda é o que apresenta mais variação de um ano para outro, respondendo mais rápido a mudanças de curto prazo na economia. Portanto, se essa crise for de curto prazo – um ou dois anos, no máximo –, não afetará o índice, pois não vai dar tempo de afetar a expectativa de vida das pessoas ou quanto as pessoas vão estudar.

Quanto ao Sri Lanka, país que ultrapassou o Brasil nesse ranking, ele é um país bem menor – ou melhor, é uma ilha –, e teve um crescimento mais acelerado. O país ultrapassou o Brasil em pontos relevantes, como por exemplo, mortalidade infantil. Lá, há 8,2 mortes para cada grupo de mil nascidos vivos, e no Brasil há 12,3 mortes para cada grupo de mil. Esse fato elevou sensivelmente a expectativa de vida do país, a 74,9, diante de 74,5 dos brasileiros. Embora gaste apenas 1,7% do Produto Interno Bruto (PIB) em educação, o Sri Lanka também avançou mais rapidamente neste critério em relação ao Brasil, que investe 5,8% do PIB. Os asiáticos chegam a 10,7 anos de estudos para mulheres e 10,9 para homens, contra 7,8 e 7,5, respectivamente, no Brasil. A população com pelo menos o segundo grau de escolaridade chega a 74% no Sri Lanka, enquanto que aqui no Brasil, fica em 54%. Em 2013, o PIB de Sri Lanka era de 67,18 bilhões USD, contra 2,246 trilhões USD do Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (122.1 Kb)   docx (59 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com