EMBRIOLOGIA (DESENVOLVIMENTO HUMANO)
Por: Vanessa Carvalho • 7/5/2017 • Artigo • 2.509 Palavras (11 Páginas) • 535 Visualizações
[pic 1]
CENTRO DE BIOCIÊNCIAS[pic 2]
DEPTO. DE HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA
EMBRIOLOGIA
(DESENVOLVIMENTO HUMANO)
[pic 3]
Período embrionário; 8ª. semana gestacional
RECIFE, 2017
EMBRIOLOGIA
A embriologia humana tem como objetivo estudar os processos de desenvolvimento de um indivíduo, desde a formação dos gametas até a fase de feto a termo, além do estudo das malformações congênitas.
O desenvolvimento humano corresponde ao estudo de um processo contínuo que se inicia no momento fecundação de um ovócito por um espermatozóide, continuando com os processos de divisão celular, migração, morte celular programada (apoptose), diferenciação, crescimento e o arranjo celular que transformam o ovócito fecundado, o zigoto, em um organismo humano multicelular.
O estudo do desenvolvimento pré-natal humano é convencionalmente dividido em duas fases; a) um período embrionário correspondendo ao intervalo da 1a. Semana até a 8ª semana de desenvolvimento; b) um período fetal, que corresponde da 9ª semana até a 38o. Semana de desenvolvimento.
O período embrionário compreende a fase inicial do desenvolvimento, no qual o plano tridimensional básico da espécie emerge e os órgãos e tecidos são formados.
O período fetal envolve os processos de maturação estrutura e funcional dos órgãos e sistemas.
É certo que mudanças importantes ocorrem nos períodos posteriores ao desenvolvimento pré-natal: infância, adolescência e início da idade adulta, porém não serão alvos do nosso curso.
GAMETOGÊNESE
A gametogênese é o processo de formação e desenvolvimento das células germinativas, os gametas, ou seja, espermatozóides e ovócitos. Estas células são produzidas nas gônadas masculinas e femininas.
SISTEMA GENITAL MASCULINO
O sistema reprodutor masculino pode ser dividido em quatro principais componentes;
01-Testículos ou gônadas masculinas, órgãos pares localizados dentro da bolsa escrotal, são responsáveis pela produção de espermatozóides, e pela secreção dos hormônios sexuais. Esta gônada é constituída de estruturas tubulares denominadas túbulos seminíferos. Entre os túbulos seminíferos estão localizadas as células de Leydgi, responsáveis pela síntese de testosterona.
02-Um sistema de ductos, constituídos pelos túbulos retos, rede testicular e de ductos eferentes, saída dos espermatozóides do testículo para o epidídimo,posterioremente pelo ducto deferente e o ejaculador. Epidídimo local de armazenamento e maturação dos espermatozóides.s testículos. Os ductos ejaculatórios convergem para a uretra, a partir da qual os espermatozóides são lançados para o exterior.
03-Duas glândulas exócrinas, o par de glândulas seminais e a próstata, glândula única, secretam um meio líquido nutritivo e lubrificante chamado líquido seminal, através do qual os espermatozóides são conduzidos. O sêmen, o fluido expelido durante a ejaculação, é constituído por líquido seminal e espermatozóides, mais algumas células descamadas do revestimento dos ductos.
04-O pênis é o órgão copulador. Um par de pequenas glândulas acessórias, as glândulas bulbouretrais de Cowper secreta um líquido que lubrifica a uretra para a passagem do sêmen durante a ejaculação.
1ª. AULA TEÓRICA: ESPERMATOGÊNESE
A espermatogênese é o processo de produção e maturação dos espermatozóides. A espermatogênese ocorre no testículo, glândula endócrina, cujas células intersticiais secretam testosterona. O ciclo da espermatogênese ocorre na parede dos túbulos seminíferos. Entre os túbulos seminíferos encontra-se o tecido intersticial, formado por uma rede frouxa de tecido conjuntivo, composto de colágeno, fibroblastos , vasos sanguíneos, linfáticos e células de Leydig .
OBJETIVOS TEÓRICOS
- Definir gametogênese e citar suas fases.
- Citar a origem, a migração e a localização das células germinativas primordiais
- Descreva a determinação do sexo cromossômico.
- Descreva os genes envolvidona determinação das gônadas.
- Citar os constituintes do sistema reprodutor masculino.
- Citar a localização dos testículos.
- Definir túbulos seminíferos.
- Localizar e descrever a estrutura histológica dos túbulos seminíferos.
- Citar os tipos celulares encontrados nos túbulos seminíferos.
- Citar e descrever os tipos celulares da linhagem gamética.
- Descrever a estrutura e função da célula de Sertoli.
- Descrever o arranjo e a distribuição das células da linhagem gamética e das células de Sertoli.
- Definir, descrever e citar a função da barreira hemato-testicular.
- Citar a seqüência de divisões celulares na espermatogênese.
- Descrever e denominar a fase de diferenciação da espermatogênese.
- Descrever a morfologia do espermatozóide humano.
- Definir, descrever, localizar e citar a função das células de Leydig.
- Descrever o controle da espermatogênese (interação hipotalamica-hipofisária-testicular) .
1ª; AULA PRÁTICA ESPERMATOGÊNESE
OBJETIVOS PRÁTICOS:
- Preparação - Testículo de rato –HE (Hematoxilina Eosina)
- Túbulos seminíferos
a) Membrana basal ou lâmina basal
b) Células de Sertoli.
c) Espermatogônias.
d) Espermatócitos.
e) Espermátides.
f) Espermatozóides.
- Células de Leydig
- Albugínea testicular
Epidídimo: o epidídimo humano possui 5cm de comprimento e 1cm de espessura, contendo um ducto epididimário de 5m de comprimento enovelado. A função principal do epidídimo é o acúmulo, armazenamento e a maturação dos espermatozóides.
02- Preparação de Epidídimo de rato - HE.
...