ESCOLA ESTADUAL JOSÉ MARIA HUGO RODRIGUES
Por: Guilherme Antero • 2/12/2018 • Trabalho acadêmico • 293 Palavras (2 Páginas) • 339 Visualizações
ESCOLA ESTADUAL JOSÉ MARIA HUGO RODRIGUES
BIOLOGIA
PROFESSORA JAQUELINE
BIOLOGIA
Animais Peçonhentos
CAMPO GRANDE – MS
2018
ESCOLA ESTADUAL JOSÉ MARIA HUGO RODRIGUES
BIOLOGIA
PROFESSORA JAQUELINE
TURMA: 2ºANO H
BIOLOGIA
Animais Peçonhentos
ALUNA
Gabriella Azuaga Meneganti N° 10
CAMPO GRANDE – MS
2018
Animais peçonhentos encontrados no Mato Grosso do Sul
Em 2016, 179 pessoas foram picadas por escorpiões em MS, nos meses mais quentes e chuvosos existe maior probabilidade desses animais aparecerem nas residências.
Com a chegada do verão, o clima úmido e as altas temperaturas, o aparecimento de aracnídeos (aranhas, escorpiões, ácaros, e carrapatos) aumenta. Pequenos e muito venenosos, podem se esconderem em sapatos, armários, dentro de lixos. De acordo com o Civitox ( Centro Integrado de Vigilância Toxicológica) medidas preventivas podem colaborar para o combate de animal peçonhento
“Nos meses mais quentes e chuvosos existe maior probabilidade destes animais aparecerem nas residências. Os períodos chuvosos favorecem o deslocamento dos animais para área domiciliar. Estes animais se adaptam a diferentes fatores climáticos e, locais com insetos, sujeira e mato alto, como terrenos baldios, imóveis abandonados, quintais com materiais de construção, ofertam alimento e abrigo para os escorpiões. Espaços com frestas no chão, paredes e portas, ralos e pias destampadas, também favorecem a presença de escorpiões”.
Explica a farmacêutica do Civitox, Flávia Luiza Lopes.
Levantamento do Ministério da Saúde realizado entre os anos 2000 e 2015 revela que 119 pessoas morreram no País em decorrência de picadas de escorpiões, sendo 11 em Mato Grosso do Sul. Apenas em 2015 foram registrados 937 casos e 6 mortes. Segundo o Civitox, esses índices podem ser ainda maiores, já que muitas pessoas não registram a captura do animal.
BIBLIOGRAFIA
Matéria publicada por Christiane Reis e Elci Holsback, pelo site Campo Grande News
...