Emilé Durkhein
Ensaios: Emilé Durkhein. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 1991220791 • 28/2/2014 • 737 Palavras (3 Páginas) • 747 Visualizações
Emilé Durkhein
Teoria sociológicas
França (1958-1917)
Emilé Durkhein nasceu em Épinal , França em, 1858, e morreu em Paris em novembro de 1917. Sua principal contribuição foi o método aplicado a sociologia, tendo como legado uma serie de estudo que se notabilizam pelo eesforço de combinar pesquisa empírica e téorica.
Preocupou - se em desenvolver metodologicamente a sociologia.
A concepção da sociologia de Durkheim se baseia em uma teória do fato social, seu objetivo é de mostar que pode e deve existir uma sociologia objetiva e cientifica, conforme o modelo das outras ciências, tendo por objetivo o fato social. Ele desejava que a sociologia tivesse um objetivo especifico que a dsitinguisse das outras ciências, que pudesse ser observado e explicado assim como o objeto das outras ciências.
O objeto da sociologia durkheimiana são os fatos sociais. Os fatos sociais tem três caracteristicas fundamentais:
1. Coerção : Exercem força sobre os indivíduos levando os a conformar - se as regras da sociedade em que vivem, são obrigados independentemente de sua vontade e escolha. O grau de coerção de um fato social pode ser indentificado pelas sanções sociais que ele provoca. As sanções podem ser legais e espontâneas.
2. Sao exteriores aos indivíduos ( independente de suas consciência particular ); existem e atuam sobre os indivíduos independente sua vontade ou adesão consciente.
3.Generalidade : é social todo fato que é geral. Isto é, que se repete em todos os indivíduos ou pelo menos, na maioria deles.
Solidariedade Mecânica e Orgânica
Mecânica: Solidariedade por semelhanças.
Solidariedade característica das sociedades primitivas. em que existe pouca ou nenhuma divisão do trabalho ( na maior parte das vezes encontrar - se apenas em divisão sexual ).
Orgânica : Solidariedade baseada no consenso
É a solidariedade característica da sociedades avançadas. Tais sociedades são marcadas por uma intensa divisao de trabalho social, que produz uma intensa especialização das funções, capaz de levar o indivíduo a vincular - se a coletividade criando coesao e integração social porque depende das partes que acompõem.
Coesão, solidariedade e os dois tipos de consciência.
A solidariedade social, para Durkheim, é formada pelas laços que ligam os indivíduos, membros de uma sociedade, uns aos outros formando a coesão social.
Há dois tipos diferentes de solidariedade social. Esse tipos tem relação com o "espaço" ocupado na mentalidade dos membros da sociedade pela conciência coletiva e pela conciência individual.
• Conciência Coletiva " Conjunto de crença e dos sentimentos comuns á medida dos membros de uma mesma sociedade que forma um sistema determinado com vida própria". ( A consciência coletiva é diferente da consciência particular dos indivíduos e nao corresponde á soma destas . De uma certa forma, a consciência coletiva é a própria sociedade). São as crenças, os costumes, as idéias que todos que vivem em um mesmo grupo compartilham uns com os outros.
• A
...