Consciencia Coletiva Emile Durkhein
Artigos Científicos: Consciencia Coletiva Emile Durkhein. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: JuuBrancati • 15/10/2013 • 389 Palavras (2 Páginas) • 610 Visualizações
“A consciência coletiva em Émile Durkheim”
1. Quem foi Émile Durkheim?
Émile Durkheim foi professor de pedagogia e ciência social por um curto período após sua formatura na faculdade de Filosofia. Dedicou-se à vida intelectual e foi opositor à educação religiosa. Para ele, a ciência explicava todos os acontecimentos, além disso, defendia e procurava demonstrar que os “fenômenos religiosos” tinham origem em acontecimentos sociais.
O francês é considerado, junto com Max Weber, um dos fundadores da sociologia moderna.
2. As consciências no indivíduo:
Segundo Durkheim, existem duas consciências distintas em cada indivíduo: uma é aquela que se confunde com o todo da sociedade e ajuda a formá-la, a outra é a que cada pessoa tem de particular e que a faz um indivíduo diferente dos demais, apesar de fazer parte do todo. Nessa concepção, fica claro que em uma sociedade o todo não é apenas o resultado da soma de cada uma de suas partes, mas algo distinto delas.
3. Explicando a Consciência Coletiva segundo Durkheim:
Para Émile Durkheim, a consciência coletiva é uma força que atua sobre um indivíduo, fazendo com que siga certas leis, padrões ou costumes. Em síntese, é o fator que determina uma sociedade.
Com a consciência coletiva, a sociedade vive de acordo com normas e regras e, portanto, possui uma ordem estável. A partir do momento em que um indivíduo desse grupo, ou sociedade, sai dos padrões comuns em que está costumado a ver e seguir, este está quebrando a consciência coletiva.
Esse sistema (consciência coletiva) está fora do indivíduo, mas faz com que, desde muito jovem, ele seja induzido a segui-lo, pois, indiretamente, é uma maneira de que ele se sinta “protegido” e integrado em sociedade.
É na consciência coletiva que o indivíduo encontra o abrigo em sociedade, pois ela dita como as pessoas esperam que ele se comporte. Pode-se dizer, então, que a vemos mais claramente em povos mais tradicionais e/ou antigos, até porque, nos tempos atuais, esse “padrão” já é dispensável em cidades maiores e modernas, como na maneira de se vestir ou no estilo de vida sexual, sem grandes rejeições.
Mas para Émile Durkheim, isto seria um grande problema, já que, segundo ele, a sociedade necessita da consciência coletiva para viver em harmonia e ordem, ou então, sem ela existiria um grande caos e quase não seria possível interagir socialmente, pois não haveriam grupos com a mesma maneira de pensar, gerando a discórdia.
...