Enriquecimento Ambiental
Abstract: Enriquecimento Ambiental. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: prikamendes • 17/6/2014 • Abstract • 379 Palavras (2 Páginas) • 271 Visualizações
Enriquecimento Ambiental
Ouro Preto, 09 de abril de 2012
Enriquecimento ambiental
O que é ?
- Enriquecimento ambiental é uma técnica que insere estímulos no ambiente do animal, com isso é possível simular situações que ocorreram na natureza, evitar estresse e comportamentos anormais desempenhados pelo animal. A importância dessa técnica é evitar estresse, manter o bem-estar animal e, com isso aumentar a diversidade de comportamento. Temos um animal mais ativo, apresentando comportamentos mais naturais. Conseguimos não só promover o bem estar dele como atrair a atenção do público para a Educação Ambiental.
Quais tipos?
- Existem cinco tipos de enriquecimento ambiental, são eles:
1. Físico: relacionado a estrutura física do recinto, ou seja, introdução de aparatos que deixem o ambiente semelhante ao habitat natural de cada espécie. Exemplo: vegetação, diferentes substratos (como terra, areia, grama, folhas secas), estruturas para se pendurar e balançar (como cordas, troncos ou mangueira de bombeiro) etc.
2. Sensorial: É amplamente utilizado e consiste na estimulação dos cinco sentidos dos animais: visual, auditivo, olfativo, tátil e gustativo. Sons com vocalizações, ervas aromáticas, urina e fezes de outros animais (com acompanhamento periódico, através de exames coproparasitológicos)
3. Cognitivo: Dispositivos mecânicos (“quebra-cabeças”) para os animais manipularem são maneiras de estimular suas capacidades intelectuais.
4. Social: Consiste na interação intra-específica ou inter-específica que pode ser criada dentro de um recinto. Os animais têm a oportunidade de interagir com outras espécies que naturalmente conviveriam na natureza ou com indivíduos da mesma espécie.
5. Alimentar: variações na alimentação também podem ser consideradas um tipo de enriquecimento ambiental em cativeiro. É de suma importância ressaltar que tais variações devem ser DE ACORDO com os hábitos de cada espécie, visando sempre o bem-estar animal. Alimentos que não constam na dieta habitual do cativeiro podem ser oferecidos aos animais esporadicamente, como frutas da época, por exemplo. Variações na maneira como estes alimentos são oferecidos (inteiros, escondidos ou congelados), na freqüência (diariamente ou não) e no horário (manhã, tarde ou noite).
Principais ideias
- É preciso conhecer o comportamento do animal na natureza. E questionar se aquele item de enriquecimento vai proporcionar um bem-estar a ele, se realmente é compatível com o comportamento da espécie. Deve-se avaliar ainda o tempo de permanência do enriquecimento ambiental no recinto do animal. Deve também, ser acompanhada as observações etológicas para garantir a segurança dos animais.
...