Estrutura Organizacional
Artigo: Estrutura Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: IolandaCataca • 30/9/2014 • 2.012 Palavras (9 Páginas) • 329 Visualizações
As organizações desempenham papéis importantes nos mais variados setores da sociedade. Públicas, privadas ou sem fins lucrativos, elas desenvolvem modelos de estruturar suas atividades que de certa forma influencia o comportamento dos seus membros.
As organizações hospitalares são consideradas organizações complexas tanto com vistas a sua estrutura quanto às relações sociais de trabalho, nesse contexto o executivo possui atribuições importantes que podem auxiliar na sua sobrevivência e sucesso. A técnica de coleta de dados empregada foi à entrevista em profundidade do tipo semi - estruturada. Os dados foram tratados de forma analítica, utilizando o método Grounded Theory que consiste em “uma metodologia que visa ir além da descrição, exigindo do pesquisador, a tarefa de interpretar os dados, identificar conceitos e categorias e gerar uma teoria”. A apresentação dos fundamentos teóricos deste artigo será a partir de considerações sobre estrutura organizacional e burocracia profissional, posteriormente está a descrição das características do Hospital Universitário investigado e a descrição metodológica do estudo. Por fim serão apresentados os dados e reflexões finais.
A compreensão do conceito de estrutura organizacional fica baseada na afirmação de Blau ao dizer que “é a distribuição, em várias linhas, de pessoas, entre posições sociais que influenciam os relacionamentos entre os papéis dessas pessoas”. O grau de formalização em uma estrutura burocrática tende a controlar o indivíduo sobre características que a organização auxilia segundo Clegg. Com a formalização, a estrutura burocrática recebe a orientação de um poder centralizador, que distribui na organização algumas metas e as recebe como forma de punição ou de continuidade das atividades que seguem a lógica organizacional. Esse tipo de estrutura esta muitas vezes baseado em um tipo de controle denominado estrutural. Para esse tipo de organização, “o controle se fundamenta em normas, na estrutura hierárquica e as tarefas passam a ser mais especializadas” A diferenciação horizontal como a diferenciação vertical. A diferenciação horizontal seria a “subdivisão das tarefas desempenhadas pela organização entre seus membros” Já a vertical, se volta à estratificação da hierarquia que determina a distribuição da autoridade e, segundo Hatch é medida pelo número de níveis existentes entre o topo da hierarquia e a base. Para Hall, a centralização está relacionada à tomada de decisão e também de como as atividades são avaliadas. Daí que quando avaliadas pelo topo da organização há centralização. A formalização é uma característica encontrada no controle estrutural. Segundo Hatch, formalização define-se como o grau em que são padronizadas as regras, normas, políticas e procedimentos que coordenam as atividades dos cargos e funções na organização. existem três tipos de formalização: a formalização por cargo, articulada pela documentação, com a sequencia das etapas que devem ser seguidas para a execução do trabalho; a formalização por fluxo de trabalho, que está voltada ao registro das metas para o fluxo de trabalho; e a formalização por regras, referindo-se a documentação de regras gerais que guiem o comportamento dos membros da organização.
A burocrática profissional segundo Carvalho e Burris é estabelecido através de códigos éticos, status do grupo, auto - regulação, formalização da capacitação, conhecimento profissional e não no tempo de serviço ou regras de antiguidade, sem contar que é desenvolvido em atividades no trabalho de forma não rotineira. Se a característica da Burocracia está baseada na centralização, a Burocracia Profissional tem como característica básica a autonomia no nível operacional segundo Mintzberg. Esse tipo de estrutura, segundo o autor, permite a descentralização devido a padronização das habilidades que ocorre antes do indivíduo ingressar na organização. Esse tipo de estrutura “é comum em universidades, hospitais gerais, sistemas escolares, empresas de auditoria e empresas de produção artesanal”, para essa estrutura são contratados profissionais especializados, devidamente treinados e doutrinados. Para melhor compreensão desses efeitos Burocráticos Profissionais temos a demonstração do histórico do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes.
O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA), localizado na Universidade Federal de Alagoas, UFAL, foi fundado em 1967 devido à necessidade dos estudantes da Faculdade de Medicina de Maceió terem um ambiente adequado próprio e para o estudo das técnicas de saúde. Antes o ensino acontecia em um outro hospital da cidade, a Santa Casa de Misericórdia de Maceió. Atualmente o HUPAA é um órgão que se encontra ligado a Universidade através do Centro de Ciências da Saúde (CSAU). Por ser um hospital de ensino, sua área de atuação abrange as áreas de ensino, pesquisa e assistência, atuando no atendimento a gestante de alto risco, Unidade de Terapia Intensiva Adulto, Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal, Banco de Leite Humano, Hospital-Dia – AIDS, Cirurgias por vídeo, Quimioterapia, Neurocirurgia, Oncologia. Também possui equipamentos para realização de exames através de videoeletroencefalografia, para pacientes portadores de epilepsia. Para cada área de atuação específica do Hospital há um departamento responsável. Cada setor tem espaço físico próprio, profissionais especializados e um ou mais responsáveis administrativos. O corpo funcional do HUPAA tem 1018 funcionários, 112 docentes e 805 estudantes. Parte dos funcionários é composta por servidores públicos contratados através de concurso público, outra parte é contratada pela FUNDEPES (Fundação Universitária de Desenvolvimento, Extensão e Pesquisa) e os demais, em menor quantidade, são bolsistas ou estagiários. Os funcionários administrativos do Hospital compõem a estrutura de suporte ao trabalho operacional, formado por profissionais de saúde responsáveis pela assistência aos pacientes. A estrutura hierárquica do hospital é regida por cinco diretorias: Direção Geral, Direção Administrativa, Direção Técnica, Direção de Enfermagem, Direção de Ensino, Pesquisa e Extensão. Três diretorias, exceto a direção administrativa, são compostas por um diretor e um adjunto. Dois dos Diretores são escolhidos por eleição o Diretor Geral, que tem a participação de todos os funcionários, estudantes e profissionais envolvidos com o HUPAA, e a Direção de Enfermagem, que tem a participação apenas dos profissionais e estudantes de Enfermagem do Hospital e da UFAL. Os demais membros da direção são convidados pelos dirigentes eleitos.
A metodologia empregada no estudo
...