TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercícios Genética da Conservação

Por:   •  13/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  625 Palavras (3 Páginas)  •  504 Visualizações

Página 1 de 3
  1. Como discutido em aula, nem sempre a diversidade genética está relacionada com grau de ameaça da espécie. Justifique a frase anterior utilizando os dados da tabela (Tabela 2.7) para comprovar sua resposta e correlacionando as medidas expostas na tabela com a variabilidade genética.

Resposta: Falar que em geral o número de indivíduos interfere na diversidade genética, mas nem sempre isso ocorre (exmplo: Wallaby Onchogolea fraenata e Falcão Maior). Correlacionar o número médio de alelos por loco (A) e a heterozigosidade (H) com variabilidade genética (maior número de alelos por loco e maior eterozigosidade implica em maior diversidade genética).

[pic 1]

  1. A figura a seguir demonstra a variação de alelos em duas populações de tamanho diferente. A que fato se deve a maior variação na população de N=10? O que isto acarreta?

Resposta: Deve-se a deriva genética ao acaso, esta exerce maior pressão sobre pequenas populações. Acarreta em: perda de diversidade genética e fixação de alelos (reduz o potencial evolutivo – menor chance de adaptação).

[pic 2]

3. Qual a importância do princípio de Hardy-Weinberg para a genética da conservação? A heterozigosidade esperada está relacionada a este princípio?

Resposta: O princípio de Hardy-Weinberg é crucial na genética da conservação e genética evolutiva. Ele proporciona a base para detectar desvios do acasalamento ao acaso, para testar a ocorrência de seleção e estimar as frequências alélicas em locos que mostram dominância. Quando qualquer um dos pressupostos que compõem a base do equilíbrio de Hardy-Weinberg (ausência de migração, seleção ou mutação e união ao acaso de gametas) é violado, ocorrerá desvios do equilíbrio das frequências genotípicas. Dessa forma o princípio de Hardy-Weinberg proporciona uma hipótese nula que permite detectar se a população não apresenta redução ao acaso, se está ocorrendo migração ou seleção. Neste paradigma, a Heterozigosidade Esperada, é utilizada para se descobrir a diversidade gênica, utilizando a formula He = 2pq, para analisar um loco com dois alelos com frequência p e q, e no caso de existirem mais de dois alelos, calcula-se a heterozigosidade esperada como sendo 1 menos a soma do quadrado das frequências dos alelos, vejamos:

Formula explicativa: He = 1- (fA1² + fA2² - fA3²)

Exemplo do calculo para um loco de microssatélite para o ameaçado tentilhão-de-layson:

Suponhamos que as frequências alélicas para 3 alelos são: 0.364; 0,352; e 0,284:

Assim a formula fica da seguinte forma:

He = 1- (0.364² + 0,352² + 0,284²) =

He = 1- (0,1325 + 0,1239 + 0, 0807) = 0, 663

 

4. Quais os principais efeitos da endogamia? Ela pode alterar diretamente a frequência dos alelos?

Resposta:A endogamia é de profunda importância na biologia da conservação, uma vez que ela leva a redução na heterozigosidade, à redução da reprodução e sobrevivência (vigor reprodutivo), e aumento do risco de extinção. A endogamia não altera diretamente as frequências dos alelos, e sim as frequências genotípicas. Assim, a mesma esta associada com mudanças nas frequências dos alelos em pequenas populações devido à deriva genética. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (363.6 Kb)   docx (246.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com