Explique o mecanismo de atuação do Vibrio cholerae.
Por: MariaIsabella1 • 13/3/2017 • Trabalho acadêmico • 255 Palavras (2 Páginas) • 1.100 Visualizações
Questões – Cólera
Explique o mecanismo de atuação do Vibrio cholerae.
A bactéria Vibrio cholerae, atua no intestino do hospedeiro, causando uma desordem intestinal, o que desencadeia um quadro clinico conhecido como cólera. Essa doença tem como principal sintoma a diarreia profusa, que pode chegar a causar a morte do indivíduo infectado, por desidratação, pela ação da proteína chamada de Toxina colérica.
Descreva o mecanismo de funcionamento dos receptores metabotróbicos.
Os receptores metabotrópicos necessitam da produção de um segundo mensageiro, para que assim seja ativado os canais iônicos específicos. Sendo assim, a ligação com o neurotransmissor vai ativar a resposta de uma proteína de membrana, a proteína G.
Quando essa proteína é ativada, sua subunidade alfa se libera das subunidades beta e gama, e migrarão na membrana para ativar a enzima adenilato ciclase, o que culmina com a produção do segundo mensageiro em questão: AMP cíclico (cAMP). O efeito de excitação ou inibição induzido por essa forma de recepção indireta dos neurotransmissores gera um potencial resultante mais lento e de maior duração.
Identifique a causa da diarreia aquosa.
A diarreia aquosa acontece por conta da bactéria Vibrio cholerae, que desencadeia a doença cólera, que tem como principal sintoma a diarreia.
Justifique a redução dos batimentos cardíacos e hipotensão apresentada pela paciente.
A redução dos batimentos cardíacos se deu pela aceleração do coração para responder as necessidades dos tecidos, com menos volume sanguíneo. E a hipotensão acontece pela perda do volume sanguíneo do indivíduo.
Referências:
MSF pelo mundo, 2016. Disponível em: http://www.msf.org.br/o-que-fazemos/atividades-medicas/colera
Neurotransmissores – drogas e doenças mentais, 2011. Disponivel em: http://neurotransunb.blogspot.com.br/2011/06/sinapses-iii-receptores-na-membrana-pos.html?m=1
...