FRANÇOIS MILLET ESTETICA HISTORIA DA ARTE II
Trabalho Universitário: FRANÇOIS MILLET ESTETICA HISTORIA DA ARTE II. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: maikondasilvamac • 12/9/2014 • 663 Palavras (3 Páginas) • 614 Visualizações
BIOGRAFIA
JEAN-FRANÇOIS MILLET
Jean-François Millet Pintor romântico e um dos fundadores da Escola de Barbizon na França rural. É conhecido como precursor do realismo, pelas suas representações de trabalhadores rurais.
Nascimento: 4 de outubro de 1814, Gréville-Hague, França
Falecimento: 20 de janeiro de 1875, Barbizon, França
Educação: École nationale supérieure des beaux-arts
Obras: The Gleaners, Angelus, The Sower, Pauline Ono, etc...
Períodos: Escola de Barbizon, Pintura do realismo, Realismo
Retrato de Millet por Nadar . Data desconhecida. Nacionalidade: Francês
Campo: Pintura
Movimento: Realismo
Os seus trabalhos iniciais, que denunciam uma inspiração direta no estilo dos pintores franceses François Boucher e Antoine Watteau, traduzem a grande influência exercida pela gramática rococó na pintura da primeira metade do século XIX.
Na década de 40, sob influência dos pintores Honoré Daumier e Courbet, Millet realizou um conjunto de pinturas que abordavam temáticas ligadas à paisagem, cruzadas com certa atenção pelos conteúdos sociais e humanos presentes no território rural.
Este interesse pelos valores sociais e políticos levou a que, em 1848, se juntasse às lutas do Quartier Rochechouart. No entanto, a necessidade de reencontro de um clima de calma para poder desenvolver a atividade pictórica assim como a necessidade de se confrontar diretamente com um meio rural, não contaminado e puro, levou-o à floresta de Fontainebleau, instalando-se em Barbizon, uma pequena povoação próxima dessa floresta. Aí integrou o grupo de artistas que formam a denominada Escola de Barbizon, formada, entre outros, pelos os pintores Charles Jacques e Théodore Rousseau.Um dos primeiros quadros que Millet pintou em Barbizon foi "O Semeador", datado de 1850, uma tela que sintetiza grande parte das preocupações estéticas e culturais de Millet e constituiu o precursor do conjunto pictórico de temática paisagística e de cenas da vida rural, lida a partir de um posicionamento crítico de análise social, que caracterizarão a sua obra futura. Na tela, procurando mostrar o homem simples, o pintor representou uma figura grandiosa de intensa dignidade, contra a vastidão do campo. Esta solução compositiva que procurava o contraste entre figuras monumentais em grande plano com um fundo imenso surge em muitas outras obras de Millet, tais como "As Respigadeiras", de 1857. O quadro apresenta de forma flagrantemente realista três camponesas recolhendo os restos da colheita, envoltas numa atmosfera dourada. Aqui a vida rural assumiu uma rara nobreza na síntese perfeita entre cultura e ordem natural.
Para além da pintura, Millet abordou outras expressões pictóricas como o desenho, notáveis pela qualidade compositiva e pela simplificação e monumentalização das formas.
OBRAS
JEAN-FRANÇOIS MILLET OBRAS
• The Gleaners 1857
• Angelus 1859
• The Sower 1850
• Pauline Ono
• La Méridienne
• Le Semeur
• Le Vanneur
• Le Repos des faneurs
...