Fitopatologia
Por: Jorge Büttgen • 28/3/2016 • Trabalho acadêmico • 666 Palavras (3 Páginas) • 366 Visualizações
Acadêmico: Jorge Eduardo Buttgen Junior RA: 1403372-2 Acadêmico: Joao Vitor Bronze de Mello RA 1416753-2 Acadêmico: Mateus Kopp Reginato RA 1403071-2
- A importância do postulado de Koch dentro da fitopatologia é a identificação do agente causal de uma doença. É utilizado quando a diagnose da doença da planta não apresenta sintomas característicos, feito e comparados através de livros, internet e aplicativos. Após uma identificação correta da doença, é aplicado medidas de controle adequado.
- Consiste numa observação de sintomas e sinais de um hospedeiro atacado, fazendo suas descrições de doença em comparação a doença já estudadas, vista em livros, internet e aplicativos, levar para analise em laboratórios os sintoma. Sintomas bem característico facilita muito a identificação.
- No segundo postulado o microrganismo deve ser isolado da planta doente e ser obtido em cultura pura,nem sempre esse isolamento eh simples por que além da plana possuir o agente causal da doença e também vários organismos saprofíticos ,por tanto os mesmos devem ser separados no isolamento e também outros organismos que estão se desenvolvendo no tecido vegetal, tais meios podem ser líquidos ou sólidos a composição do meio de cultura deve fornecer os nutrientes que os microrganismos necessitam para o seu crescimento,o meio de cultura mais usado é o BDA,outro fator importante é a esterilização na confecção dos mesmos ,a escolha do método de isolamento depende do material vegetal,do patógeno, tipo de doença e a abilidade de quem ta executando o trabalho, em alguns casos não ah a possibilidade da obtenção da cultura pura do agente causal da doença por tanto não eh possível cumprir esse segundo postulado.
O ultimo postulado o hospedeiro e inoculado durante a execução do terceiro postulado , em um novo isolamento deve resultar em uma cultura pura idêntica a obtida no segundo postulado e isso acontecendo esta comprovado a identidade do agente causal, exige algumas restrições como os mocrorganismos devem ser conservados juntamente com óleo mineral sobre a cultura desenvolvida em tubos de ensaio uso de liofilização e agua esterilizada.
- As técnicas utilizadas para fungos são de modo direto, que é a retirada da estrutura do fungo direto do local e passar para meio de cultura; fragmentação de tecidos é corta o pedaço de cultura no intermediário do sintoma e hospedeiro, onde o fungo esta invadido o hospedeiro. Técnicas utilizadas em bactérias são os mesmo usado em fungos e depois é passado em álcool 70%, cerca de 30 segundos, em seguida no hipoclorito e depois num processo de lavagem com agua destilada esterilizada. Após feito a secagem é colocado na placa de petri com BDA.
- É utilizada no terceiro postulado onde fala sobre a inoculação de fitopatógenos. A) os fungos são inoculado através de pulverizações do inoculo via estômatos da parte inferior da folha, inoculação por injeção os fungos vasculares, contaminação de solo e imersão do inoculo. B) bactérias é feita por inoculação por ferimento onde fazem risca com agulha ou palitos, pulverização por inoculo a mesma feita com fungos, inoculação por injeção mesmo procedimento feito com fungos, contaminação do solo e imersão do inoculo. C)inoculação do ferimento feito com agulhas ou palitos os ferimento nas plantas e uso de insetos vetores criados com cuidados especiais, exemplo o pulgão.
...