Futurismo
Resenha: Futurismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: LettyPuente • 1/12/2013 • Resenha • 245 Palavras (1 Páginas) • 663 Visualizações
O estilo artístico conhecido como Futurismo teve seu início com a publicação do Manifesto Futurista pelo artista Filippo Marinetti no jornal francês Le Figaro.
Marinetti sabia que a única chance de fazer suas ideias serem notadas pela elite artística e intelectual internacional seria ir para o quintal deles e anunciar aos gritos.
Esse movimento refletia a realidade que a Europa passava na época, tempos de muitas mudanças, o avanço da industrialização, e o que mais se pensava era no progresso da nação.
A ideia principal escrita nesse manifesto do Futurismo era de derrubar tudo que remetesse ao passado ao velho para dar lugar à modernidade, apresentava um novo tipo de beleza, baseado na velocidade e na elevação da violência. O novo é uma característica tão forte do movimento, que este chegou a defender a destruição de museus e de cidades antigas e considerava a guerra como forma de higienizar o mundo.
O Futurismo desde o início foi um movimento extremamente político e democrático como consequência disso o próprio criador do estilo foi quem ajudou a escrever o manifesto fascista anos depois.
Dizer que o Futurismo foi o ponta pé inicial para os anos de guerra e de horror que viriam com o fascismo pode ser um exagero, entretanto não se pode negar que serviu de inspiração para Mussolini e seus seguidores pois as ideias pregadas por ambos tinham grande semelhança: a violência, o desrespeito com a mulher, a sede de progresso e a falta de ligação com o passado.
...