Futurismo
Por: Bruna Marin • 26/5/2015 • Artigo • 587 Palavras (3 Páginas) • 335 Visualizações
Centro Universitário de Rio Preto – UNIRP
Arquitetura e Urbanismo, manhã 4º Período.
Nome: Bruna Cristina Marin, 20113536.
Matéria: Conforto Ambiental - Daniele Campitelli da Silva Pinto
Assunto [tema]: Data: 30/09/2014
Sustentabilidade Urbana.
Referência Bibliográfica Completa:
Reflexões sobre o futuro da sustentabilidade urbana com base
em um enfoque sócio ambiental, Laura Machado de Mello Bueno.
Biografia do Autor:
Laura é arquiteta formada em 1976, professora da FAU PUC
Campinas nos curso de Graduação, Pós Graduação em Urbanismo e Especialização em Desenho e Gestão do Território Municipal. Coordena atualmente o Laboratório do Habitat. Pesquisadora do LABHAB/FAUUSP, Mestre pela FAUUSP, em 1994. Experiência profissional em planejamento urbano e regional, habitação e meio ambiente. Coordenou planos diretores e elaboração de legislação urbanística em municípios da Grande São Paulo na EMPLASA até 1987 e no LABHAB/FAUUSP, e planos locais de regiões de Campinas no Laboratório do Habitat da FAUPUCC. Foi diretora de escritório regional de habitação da região sul (área de proteção dos mananciais) e do Programa de Urbanização de Favelas na Prefeitura de São Paulo entre 1989 e 1992. Na iniciativa privada, trabalhou em planos diretores, planos habitacionais e programas e projetos de urbanização de favelas em diversos municípios e coordenou e participou da elaboração de estudos e relatórios de impacto ambiental de parques, loteamentos e atividades de mineração.
Resumo:
O artigo tem uma proposta de gestão e execução de intervenções nas áreas urbanas com aplicação de princípios de desenvolvimento sustentável como forma de aproximação para o desenvolvimento humano, que enfrenta os desafios ambientais colocados para o mundo contemporâneo. Procura a causa das formas de construção das cidades em relação à crise ambiental, e propostas de mudanças para o desafio de se alcançar a qualidade ambiental.
Tipo de Fichamento:
Resumo
Trechos de interesse:
“... apresentou a necessidade urgente de reduzir emissões e prevenir desmatamentos e adverte que há necessidade de aplicação imediata de soluções tecnológicas já existentes e em desenvolvimento para sair do risco.”
“O meio urbano é estratégico para a reprodução da força de trabalho (desde a garantia de sobrevivência até as condições de conforto e vida sociocultural) e para o apoio à reprodução do capital na produção, circulação e troca (sistemas de energia, comunicação e transporte de mercadorias e trabalhadores, centros de consumo, disponibilidade de água e remoção de resíduos).”
“Nossas cidades são resultado da estrutura social, caracterizada por diferentes condições de vida e de acesso a serviços e equipamentos urbanos.”
...