Física
Artigo: Física. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: itshenriqueyall • 10/6/2013 • 395 Palavras (2 Páginas) • 1.075 Visualizações
Casos de Aplicação de Gestão de Conhecimento em Empresas
1. Introdução
É possível identificar, atualmente, a aplicação não apenas intuitiva, mas consciente, de técnicas e procedimentos de gestão de conhecimento em organizações, processos e produtos. Alguns exemplos são: sistemas de computador para trabalho em grupo, gestão de competências, recuperação de textos e documentos, gestão empresarial integrada e consideração de ativos intangíveis nas áreas financeira e de recursos humanos. Notícias sobre ferramentas específicas e boas práticas para a aplicação de gestão de conhecimento estão sendo divulgadas, mesmo que ainda não exista suficiente consenso sobre padrões ou casos de sucesso.
Pode-se afirmar que ainda não existe definição amplamente aceita sobre o que vem a ser a gestão de conhecimento. Segundo Terra [2000], “Isso nos estimulou a desenvolver e testar nosso modelo de gestão empresarial com foco na aquisição, geração, armazenamento, e difusão do conhecimento individual e organizacional.”
O debate de casos práticos de aplicação de gestão de conhecimento em empresas parece ser uma das maneiras mais efetivas de comparar iniciativas e avaliar resultados positivos e negativos.
Entende-se que só tem sentido o registro de casos de aplicação de gestão de conhecimento para entidades que foram capazes de proporcionar estruturas (compostas por pessoas, sistemas e relações) capazes de garantir a existência de uma consciência empresarial para a gestão pró-ativa do conhecimento. Procurou-se identificar propostas que oferecessem sugestões para a avaliação de aspectos críticos, para a correção de rumos e para o estabelecimento de metas de aprimoramento contínuo.
Este trabalho tem foco restrito a empresas, produtos, serviços e atividades da área de instalações elétricas, incluindo infra-estruturas de informática e comunicações. Foi possível vislumbrar, em caráter preliminar, a partir da experiência adquirida, padrões de atuação mais amplos, aplicáveis a outros tipos de atividade.
O objetivo deste trabalho é propor um processo para a aplicação de gestão de conhecimento em empresas e apresentar seu estado atual de desenvolvimento. Os seguintes procedimentos compõem o processo citado:
(1) aplicação de mapas de conhecimento na representação e gestão de estruturas não-hierárquicas e auto-organizadas,
(2) identificação e registro de temas relevantes levando em conta o conceito de dimensões de conhecimento,
(3) especificação de ações e resultados que levem em conta bases e padrões segundo os quais o conhecimento é criado e transferido,
(4) estruturação de ambientes indutores à gestão de conhecimento para a construção de interpretações abrangentes de maior credibilidade,
(5) identificação de sintomas da má gestão do conhecimento,
(6) promoção de características da gestão pró-ativa
...