Gestão Ambiental
Por: prianti_ • 20/9/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 489 Palavras (2 Páginas) • 551 Visualizações
- Com os conhecimento adquiridos , discorra o ciclo abaixo:
- Degradação Ambiental
- Necessidade de Consumo
- Produção de Novos Bens de Consumo
- Explosão Demográfica
É um ciclo vicioso da ações do ser antrópico, a degradação ambiental no Brasil começou após seu descobrimento por Portugal, com extração e exportação de pau-brasil, causando o seu desaparecimento. A grande necessidade de consumo esta diretamente interligada ao desenvolvimento da sociedade, sendo um grande problema mundial do consumo exagerado, e produzindo cada vez mais bens de consumo, e o meio ambiente natural vem sofrendo inúmeras consequências com o desenvolvimento da sociedade moderna, trazendo o consumismo como bem estar e prazer, do que por necessidade. Tendo um acúmulo de lixo urbano, atômico, industrial e ate mesmo espacial, e por uma grande porcentagem de culpa as industrias causam a poluição do ar, do solo e da água. E com a explosão demográfica é quando o crescimento de natalidade é superior ao índice de mortalidade da população do mundo ou de um determinado território ou região. Quando o crescimento vegetativo é maior que a capacidade territorial do estado suprindo as necessidades básicas dessa população, chamando de explosão demográfica.
- Qual ou quais são os objetivos das legislações Ambientais, a nível Federal, Estadual e Municipal?
Nível federal é preservação das florestas, da fauna e da flora. A proteção dos documentos, das obras e de outros bens de valor histórico, artístico ou cultural. Fomento à produção agropecuária e organização do abastecimento alimentar. A promoção de programas referentes à construção de moradias, bem como a melhoria destas habitações no tocante ao saneamento básico. E registro, acompanhamento e fiscalização das concessões de direitos de pesquisa e exploração de recursos hídricos e minerais.
Nível estadual é ter como o principal objetivo a melhoria e a preservação do meio ambiente, com proteção a vida do ser antrópico se assegurando de um grande desenvolvimento sócio econômico da segurança nacional.
Nível municipal é preservar e restaurar os processos ecológicos essenciais das espécies e dos ecossistemas. Preservando e restaurando a diversidade e a integridade do patrimônio biológico e paisagístico, no âmbito municipal. Exigindo, na forma da lei, para a instalação de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradação do meio ambiente e estudo prévio de impacto ambiental. Protegendo a fauna e a flora, vedadas as práticas que coloquem em risco sua função ecológica, provoquem extinção de espécies ou submetam os animais à crueldade, fiscalizando, no âmbito de sua competência, a extração, captura, produção, transporte, comercialização e consumo de seus espécimes e sub produtos, e proteger o meio ambiente e combater a poluição em qualquer de suas formas. Estimulando e promovendo o reflorestamento em áreas degradadas, objetivando, especialmente, a proteção de encostas e dos recursos hídricos, e controlando e fiscalizando as atividades e as instalações que comportem riscos efetivos ou a saudável qualidade de vida e ao meio ambiente natural e de trabalho. Incluindo sobre tudo materiais geneticamente alterados pela ação humana, resíduos químicos e fontes de radioatividades.
...