HORTA NA ESCOLA: PROPOSTA PEDAGÓGICA NUMA ESCOLA DO CARIRI PARAIBANO
Por: 742380 • 22/11/2021 • Resenha • 640 Palavras (3 Páginas) • 196 Visualizações
HORTA NA ESCOLA: PROPOSTA PEDAGÓGICA NUMA ESCOLA DO CARIRI PARAIBANO.
INTRODUÇÃO
O Artigo Científico estudado foi apresentado ao Curso de Especialização em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática o artigo inicia falando de que a escola atual deve estabelecer relações sustentáveis com seus públicos, incentivando a preservação ambiental. O trabalho apresenta as experiências vivenciadas no projeto pedagógico “Horta na escola”, como laboratório vivo. A proposta partiu do entendimento de que a inserção de hortas em espaços escolares pode constituir importante atividade experimental que possibilita ao aluno obter e interagir com dados do mundo natural, sensibilizando-se para o cuidado com o solo e a água e a alimentação saudável.
As atividades buscaram promover um espaço vivencial e interativo nos níveis social e ambiental que desencadeassem nos educandos habilidades, atitudes renovadas e a sensibilização para a temática ambiental, evidenciando a relevância de projetos nas escolas para sensibilização e despertamento para as questões socioambientais.
Objetivos/ Geral:
- Desenvolver ações que contribuíssem para o desenvolvimento sustentável, para a convivência com o semiárido
Específicos:
- Servir de estudo do meio para as diversas disciplinas;
- Ser um tema gerador para se tratar questões relacionadas à controle biológico, problemas causados ao ambiente pelo uso de agrotóxicos, diversidade biológica entre outros.
Principais conceitos e referencias teóricas
A autora usou como revisão de literatura autores como, SOUZA, (2003), SORRENTINO (1995), JUSTINA et al., (2005), Oliveira e Silva (2009), Ruscheinsky (2002), Rodrigues e Freixo (2009), Cribb (2007) e ainda Serrano (2003). A Metodologia usada pela autora para que o projeto fosse desenvolvido, foram distribuídas em etapas como: 1) Planejamento, 2) Trabalho com ações interdisciplinares, 3) Aulas teóricas e aulas de campo, 4) Avaliação.
A autora usou como método a aplicação a pesquisa etnográfica com estudo de caso a partir da análise qualitativa do material construído ao longo do processo de investigação.
Resultado e conclusão
A autora afirma que O Projeto Horta na escola atingiu seu objetivo de integrar as diversas fontes e recursos de aprendizagem, visando proporcionar possibilidades para o desenvolvimento de ações pedagógicas por permitir práticas em equipe explorando a multiplicidade das formas de aprender.
Segundo conta do artigo os estudantes que participaram da pesquisa relataram a importância dessas atividades. Foi possível dialogar sobre temas como conservação do solo e cuidados coma água, alimentação saudável e segurança alimentar, numa proposta de construção coletiva e interdisciplinar.
Por meio das ações elencadas os alunos tiveram a oportunidade de conciliar teoria à prática, aplicando o que se aprendeu na sala de aula, levando uma experiência valiosa para a vida. O mesmo funcionou como aliado na perspectiva da prática pedagógica do Projeto Político Pedagógico, buscando alcançar a meta projetada para o IDEPB com ações que contemplem a Alimentação Escolar, bem como conscientizar os envolvidos para o cuidado com a água, tornando-os multiplicadores do uso racional deste liquido indispensável a sobrevivência humana.
...