A CAATINGA:PERCEPÇÃO AMBIENTAL E INTERVENÇÃO PRATICA EM UMA ESCOLA DO CARIRI PARAIBANO
Por: carlossume • 2/3/2016 • Projeto de pesquisa • 2.562 Palavras (11 Páginas) • 362 Visualizações
SAPIENS – FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS
CARLOS HENRIQUE DE ANDRADE
A CAATINGA:PERCEPÇÃO AMBIENTAL E INTERVENÇÃO PRATICA EM UMA ESCOLA DO CARIRI PARAIBANO
PARAIBA – PB
2012
CARLOS HENRIQUE DE ANDRADE
UM ESTUDO DE CASO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NUMA ESCOLA DO CARIRI PARAIBANO
Projeto de pesquisa apresentado
À SAPIENS- Faculdade de
Ciências Humanas, como requisito para elaboração da monografia.
Para conclusão do curso.
PARAÍBA-PB
2012
SUMARIO
1.INTRODUÇÃO.......................................................................................4
2.PROBLEMA............................................................................................6
3.HIPÓTESES.............................................................................................6
4.OBJETIVOS ............................................................................................6
4.1.Objetivo geral.........................................................................................6
4.2.Objetivos específicos.............................................................................6
5.JUSTIFICATIVA....................................................................................7
6.FUNDAMENTAÇÂO TEÓRICA..........................................................7
7.METODOLOGIA...................................................................................9
8.CRONOGRAMA DA PESQUISA ......................................................10
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS....................................................10
. 1 INTRODUÇÃO
Com a rápida industrialização, experimentada a partir do pós-guerra, e a urbanização acelerada que se seguiu, no curso desse processo, surgiram políticas desenvolvimentistas, onde os cuidados com os processos naturais e a saúde ambiental foram negligenciados. Sem se preocupar com o meio ambiente por muitos anos, o homem causou desequilíbrios ambientais decorrentes desse processo de degradação.
Como espécie biológica, o Homo sapiens utiliza-se dos recursos naturais como qualquer outra espécie, transformando o seu meio ambiente em decorrência de suas atividades. Todavia, essa é a única espécie de ser vivo capaz de modificar o ambiente de forma destrutiva, poluindo o ambiente, em uma intensidade tão danosa a ponto de tornálo inóspito a ele próprio (SPAREMBERGER & SILVEIRA, 2007).
Uma das formas de se conhecer os problemas ambientais mais veementes em uma sociedade humana e também promover reflexões e possíveis mudanças de hábitos é através da Educação Ambiental (EA). Sendo de cunho transversal e multidisciplinar, a EA pode ser pensada e trabalhada de diversas maneiras. O termo educação ambiental foi usado pela primeira vez num evento de educação promovido pela Universidade de Keele, no Reino Unido, no ano de 1965 (BRASIL, 2000).
Uma das áreas que mais necessita dessas intervenções em educação ambiental é a região compreendida nos domínios da Caatinga, que vivencia o desafio de se conviver em meio aos aspectos climáticos e edáficos da região são tentativas de se justificar os impactos antrópicos e a destruição dos ambientes naturais através do desmatamento, caça predatória, tráfico de animais silvestres dentre outros, em que, em muitos casos, a ingenuidade e a carência de conhecimentos a respeito de seu ambiente fazem com que moradores locais sejam os principais atores nesse cenário de destruição, sendo a promoção da educação ambiental uma necessidade emergencial, tendo em vista a gravidade e os níveis de degradação atuais (SATO, 2008).
De acordo com estes aspectos surge a curiosidade em se investigar o conhecimento que os alunos da rede pública de ensino local têm a respeito desua realidade ambiental. Sendo assim, este trabalho justifica-se a partir da vivência do aluno/pesquisador enquanto professor das disciplinas de Biologia e Geografia em escolas da rede pública e privada do município de Sumé. Este trabalho pretende empregar a informações obtidas durante as palestras ocorridas durante o processo de pesquisa em situações do dia-a-dia.
2PROBLEMA
Esse projeto de pesquisa tem grande importância para a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Gonçalves de Queiroz porque tem como objetivo, levantar o seguinte questionamento: Será que os alunos do município de Sumé, localizado na microrregião do Cariri da Paraíba mesmo morando no semiárido conhecem o bioma em que vivem, sabem o que é sustentabilidade e o que é desenvolvimento sustentável?
3OBJETIVOS
Objetivo geral:
Verificar o conhecimento dos o nível de conhecimento dos alunos da EscolaProfessor José Gonçalves de Queiro quanto aos aspectos ambientais do bioma caatinga, antes e após uma intervenção prática.
...