Historia Da Artes
Trabalho Universitário: Historia Da Artes. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 20/8/2014 • 380 Palavras (2 Páginas) • 597 Visualizações
Eu escolhi o pintor impressionista Pierre-Auguste Renoir , pois suas obras na minha opinião é uma das mais belas, gosto da maneira como ele retrata as pessoas.
Pierre-Auguste Renoir (1841-1919) costuma ser chamado de “o pintor da vida”. Era o tipo de artista que só trabalhava quando estava feliz. Nasceu na cidade de Limoges em 1841, filho de costureiros humildes. Aos quatro anos foi para Paris com sua família, e lá, passou uma infância feliz.
O primeiro contato com as artes foi trabalhando numa fábrica como pintor de porcelanas em uma fábrica. Teve aulas na Escola de Belas Artes e no estúdio de Charles Gleyre (onde conheceu Monet), as quais eram intercaladas com sessões de pintura ao ar livre, geralmente nos parques e bosques próximos a Paris.
É dessa época conversas sobre como pintar de uma nova forma, sobre como captar e colocar nas telas momentos fugazes da luz solar e das sombras; foi a semente do Impressionismo. Os amigos Renoir, Monet, Sisley, Bazille, Degas e Manet formaram o grupo central do movimento impressionista.
O Museu de Arte de São Paulo, MASP, realizou uma grande mostra de Renoir, no ano de 2002. “Renoir – O Pintor da Vida” reuniu 140 obras do artista e de seus “amigos” impressionistas, atraindo um numeroso público ao museu.
Os autores impressionistas não mais se preocupavam com os preceitos do realismo ou da academia. A busca pelos elementos fundamentais de cada arte levou os pintores impressionistas a pesquisar a produção pictórica não mais interessados em temáticas nobres ou no retrato fiel da realidade, mas em ver o quadro como obra em si mesma. A luz e o movimento utilizando pinceladas soltas tornam-se o principal elemento da pintura, sendo que geralmente as telas eram pintadas ao ar livre para que o pintor pudesse capturar melhor as variações de cores da natureza.
Sua principais obras:
Le Moulin de la Galette" (1876) - O clima amigável e descontraído nos faz ter vontade de "adentrar" o quadro.
O Almoço dos Remadores" (1881) - Retrata um almoço de domingo à beira do rio Sena. francês.
Rosa e Azul" (1881) - As duas pequenas "bonecas", loiras, de pele claríssima e vestidos encantadores, dão-se as mãos.
As Banhistas" (1884-87) - Exemplo da mudança de estilo do pintor, depois de sua volta da Itália. Traços mais delineados e cores suaves.
...