MPORTÂNCIA DO ESTUDO DOS FUNGOS
Casos: MPORTÂNCIA DO ESTUDO DOS FUNGOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 040396 • 19/3/2015 • 333 Palavras (2 Páginas) • 503 Visualizações
Os fungos são seres vivos e apresentam uma característica marcante que é a ubiqüidade, ou seja, se encontram amplamente disseminados na natureza, onde desempenham efeitos benéficos (manutenção do equilíbrio dos diversos ecossistemas, participação no ciclo de vida na terra, fertilização do solo, etc.) e maléficos (causando doenças e deteriorando alimentos e materiais) para a humanidade. Ressalta-se também a utilização desses microrganismos em indústrias de alimento e bebidas (queijo, pão, vinho, cerveja, etc.), farmacêutica (antibióticos, hormônios, alucinógenos) e química (enzimas, ácidos orgânicos, vitaminas, pigmentos, etc.). Os fungos são também largamente usados como ferramentas em pesquisa básica de genética, fisiologia, bioquímica, entre outras.
O habitat natural desses microrganismos é bastante variado, para isto, é necessário que sejam fornecidas condições ambientais e nutrientes adequados para promover o desenvolvimento destes microrganismos nos meios de cultura.
FINALIDADES DO ISOLAMENTO
São várias as situações onde se faz necessário o isolamento dos fungos:
- Estudo da microbiota fúngica de determinada região.
- Avaliação de poluição ambiental.
- Determinação do grau de contaminação de determinados ambientes.
- Verificação de contaminação de alimentos e medicamentos.
- Obtenção de amostras de interesse industrial.
- Diagnóstico etiológico de micoses.
- Obtenção de amostras para o preparo de antígenos.
- Estudo da correlação de alergia com a presença de fungo no ambiente.
OBJETIVO DAS AULAS
Apresentar as técnicas mais utilizadas em micologia, discutindo a metodologia de isolamento e
identificação de fungos.
ACOMPANHAMENTO DO DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE DA COLÔNIA
IDENTIFICAÇÃO DE FUNGOS
A identificação dos fungos se baseia principalmente em características morfológicas (macro e microscópicas), reprodutivas e metabólicas.
CARACTERÍSTICAS MACROSCÓPICAS
Na análise da morfologia colonial várias características devem ser observadas como: aspecto da colônia, cor, bordos, superfície, consistência, presença de protuberância e sulcos.
CARACTERÍSTICAS MICROSCÓPICAS
Nesta observação devemos analisar não apenas a micromorfologia como também aspectos relacionados à reprodução dos fungos. Verifica-se, portanto, se o microrganismo é uni ou multicelular, a forma e tamanho das células, a presença de hifas, de células leveduriformes e de pseudo-hifa, se a hifa é septada ou cenocítica, a presença de estruturas facultativas (cápsula, rizóides e haustórios), o tipo de reprodução e o aspecto dos esporos e do corpo de frutificação.
...