Melância
Tese: Melância. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fabiano182 • 19/5/2013 • Tese • 963 Palavras (4 Páginas) • 578 Visualizações
Melancia
Informações sobre a Melancia, características, vitaminas, benefícios e propriedades
Melancia: 90% de água
CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Cucurbitales
Família: Cucurbitaceae
Gênero: Citrullus
Espécie: C. lanatus
INFORMAÇÕES
A melancia é um fruto rasteiro e de tamanho grande.
Aproximadamente, 90% do seu corpo é composto por água.
Tem um formato arredondado (oval) com casca lisa na cor ver escura e clara (listras).
A polpa é vermelha e suculenta. Apresenta várias sementes pretas e pequenas na parte interna.
Uma melancia pesa, em média, de 5 a 10 quilos. Porém, dependendo das condições do solo, as melancias podem ultrapassar este peso.
É uma fruta rica em sais minerais (ferro, cálcio e fósforo) e vitaminas (complexo B, A e C).
Em função de sua grande quantidade de água, atua como um excelente diurético no corpo humano. Possui também propriedades digestivas.
É um fruto de baixo teor calórico, sendo que cada 100 gramas apresenta apenas 32 calorias.
O período de safra da melancia ocorre entre os meses de novembro a junho.
É muito utilizada na fabricação de sucos naturais.
Os estados brasileiros que mais produzem este fruto são: São Paulo, Bahia e Rio Grande do Sul.
Melancia hidrata, sacia e pode até ajudar na ereção, mostram estudos16
Cármen Guaresemin
Do UOL, em São Paulo 06/03/201307h00
Comunicar erroImprimir
Thinkstock
A fruta traz muitos benefícios à saúde, mas é preciso cuidado, especialmente no caso de diabéticos
Verão e melancia são uma combinação perfeita, já que a fruta é composta por 90% de água, o que a torna um hidrante natural e delicioso. Ideal para ser consumida nos dias mais quentes, ela ainda tem a vantagem de ser pouco calórica. A fruta traz muitos benefícios à saúde - há até quem diga que ajuda a evitar a impotência. Mas quem sofre de diabetes deve tomar alguns cuidados ao consumi-la.
"Cada 100 gramas da fruta tem de 30 a 32 calorias", conta Marcella Garcez, diretora da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia). A nutróloga lembra que muitos incluem a melancia em sua dieta de emagrecimento, porém, é preciso ficar atento ao índice glicêmico.
Índice glicêmico é um indicador que possibilita a verificação de quanto um determinado alimento é capaz de elevar o nível de glicose no sangue e o da melancia é tido como alto. "A melancia é um alimento pouco calórico (24kcal/100g), porém o seu índice glicêmico é alto (72). Este fato contraindica a ingestão desta fruta, isolada, por pacientes portadores de resistência insulínica e de diabetes do tipo 2", diz a nutróloga.
Ela ensina um artifício para que essas pessoas não precisem eliminar a melancia da alimentação: "É sempre bom ingeri-la com outras frutas, seja na sobremesa ou em forma de suco, ou com outros alimentos como fibras, sementes e oleaginosas".
Fábio Bicalho, membro da Sociedade Brasileira de Nutrição Funcional, concorda: "Diabéticos com glicemia controlada podem consumir melancia, mas, de preferência, junto com um grão integral para diminuir a carga glicêmica. Já aqueles com glicemia muito alterada devem consultar nutricionista ou médico".
Saciedade
Uma das qualidades da melancia é seu poder de saciedade. Para Bicalho, ela pode, sim, favorecer quem quer emagrecer: "Isso em casos de dietas balanceadas e, em especial, se for adicionada
...