Hidromel - Mel Real
Ensaios: Hidromel - Mel Real. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vmarlos • 21/10/2013 • 1.167 Palavras (5 Páginas) • 587 Visualizações
PRODUÇÃO DE HIDROMEL Real
Não poderíamos falar do hidromel sem antes citar alguns fatos importantíssimos sobre esse produto.
Embora o homem estivesse familiarizado com a fermentação desde épocas pré-históricas, não havia descoberto o que a causava, até cerca de 1860. Primeiramente o químico francês J.L. Gay-Lussac descreveu a produção do álcool a partir de açúcar segundo a seguinte equação:
C6H12O6
Glicose ( açúcar)
2CO2
gás carbônico
2CH3CH20H
álcool etílico
Durante 30 anos a discussão era de que a fermentação envolvia um processo estritamente químico, e como neste processo não ocorre o consumo de oxigênio, não se admitia na época a participação de organismos vivos. Em 1897, Buchner descobriu o verdadeiro processo pelo qual ocorria a fermentação e concluiu que este depende não só de células vivas (leveduras) como também de todo um processo de ação enzimática (processo químico) envolvendo a quebra incompleta do açúcar em álcool e dióxido de carbono (gás carbônico).
As matérias-primas utilizadas para a fabricação do hidromel são:
MEL: Definição - é uma substância produzida do néctar retirado das flores ou das secreções das plantas que as abelhas coletam, transportam à colméia e através de transformações produzem o mel.
Para a formulação do hidromel utilizamos na totalidade os hidratos de carbono, ou seja, todos os açucares redutores da glicose, frutose, maltose, e da sacarose e os açucares não redutores.
LEVEDURA (fermento): - A Saccharomyces cerevisiae é uma levedura unicelular que se multiplica por brotamento, aumentando rapidamente a sua população em meio favorável contendo açúcar.
Esta levedura é usualmente utilizada na fabricação de cerveja, sendo também empregada na produção de vinhos como o vinho de mel, conhecido como hidromel. (obs: fermento biológico para pão)
ÁGUA: - Matéria -prima de grande importância, pois deve ser de boa qualidade, (água mineral).
Equipamentos necessários para fabricação do hidromel:
ALCOÓMETRO (Gay-Lussac e Cartier 20o C) - densímetro que serve para medir o teor alcoólico.
SACARÍMETRO (de 0 a 30 BRIX a 20o C) - densímetro que serve para medir sólidos (açucares)..
TERMÔMETRO (medindo de 0oC a 100oC) - necessário para medir a temperatura ambiente e também a água do seu mosto (hidromel).
CUBA DE FERMENTAÇÃO - equipamento que você utilizará o que tiver disponível desde que não fuja as regras para a confecção do mosto.
O hidromel é um fermentado de mel diluído em água, daí a origem deste nome. As vantagens na produção deste tipo de produto são inúmeras, destacando-se as seguintes:
a) - A fonte de açúcar para a fermentação é praticamente líquida (mel), bastando apenas a diluição em água.
b) - É importante que se faça hidromel com mel de qualidade mas, querendo, pode-se usar mel de opérculo ou de lavagem de centrifugas ou outros equipamento, etc..
Tanto a matéria-prima como os equipamentos utilizados para a confecção do hidromel são muito fáceis de encontrar.
Para entrar na preparação do mosto, temos que definir que tipo de produto queremos, ou seja, usaremos uma fórmula para determinar o tipo de vinho que queremos, com sabor seco ou sabor licoroso.
Vamos dizer que (M) é igual a quantidade de mel em gramas por litro de mosto, e que (A) é igual ao teor alcoólico desejado, então temos a seguinte fórmula: M = 20 BRIX x A x 100 / 81 BRIX.
Explicando melhor, para cada 200gr de mel por litro de mosto pode-se alcançar um teor alcoólico de 8o GL, com um resultado de um (vinho) hidromel com característica seco; para cada 400gr de mel por litro de mosto pode-se alcançar um teor alcoólico de
...