Musica Rafael Rabelo
Trabalho Universitário: Musica Rafael Rabelo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gamelinha • 31/8/2014 • 9.267 Palavras (38 Páginas) • 600 Visualizações
i
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
INSTITUTO DE ARTES
Policordes:
Sistematização e Uso na Música Popular
Adriano Fagundes Oliveira Lima
CAMPINAS – 2006
ii
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
INSTITUTO DE ARTES
Mestrado em Música
POLICORDES:
SISTEMATIZAÇÃO E USO NA MÚSICA POPULAR
ADRIANO FAGUNDES OLIVEIRA LIMA
Dissertação apresentada ao Curso de Mestrado em artes do Instituo de Artes da UNICAMP como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Música sob a orientação do Prof. Dr. Antônio Rafael Carvalho dos Santos
iii
CAMPINAS –2006
FICHA CATALOGRÁFICA
Lima, Adriano Fagundes Oliveira.
L629p Policordes: sistematização e uso na música popular. / Adriano Fagundes Oliveira Lima. – Campinas, SP: [s.n.], 2006.
Orientador: Antônio Rafael Carvalho dos Santos.
Dissertação(mestrado) -Universidade Estadual de Campinas.
Instituto de Artes.
1. Harmonia(Música). 2. Música popular. 3. Policordes.
I. Santos, Antonio Rafael Carvalho dos. II. Universidade Estadual de Campinas.Instituto de Artes. III. Título.
.
iv
AGRADECIMENTOS
A Rafael dos Santos, orientador e amigo, pela paciência e conselhos indispensáveis para realização desse trabalho. Aos colegas Budi Garcia, pela co orientação extra oficial cujo auxílio suntuoso ajudou imensamente na concretização dessas idéias, Zé Alexandre Carvalho por dividir as agruras da realização acadêmica e pelas dicas inestimáveis e a Edmundo Cassis, Vinícius Dorim e Fernando Corrêa pelas conversações em torno dos policordes , sempre esclarecedoras.
Ao mestre e amigo Hilton Valente, o Gogô, por ainda nos tempos da graduação ter me chamado a atenção para as possibilidades policordais, e por sua sempre inestimável contribuição para a expansão do meu conhecimento musical , fornecendo referências bibliográficas e “dicas” ao pé do piano sobre o fazer harmônico.
Aos colegas, funcionários e professores do IA pelo convívio em torno do aprendizado musical.
Aos amigos Sizão Machado, Claudio Faria e Deuler Andrade pela acolhida em momento tão difícil da vida.
A minha mulher Maria pela confiança , companhia e inspiração nesses anos vividos juntos e a todos os colegas, inúmeros e importantes em igual medida , pelo convívio musical, em Campinas e São Paulo.
Ao meu tio, Álvaro Moreira , por me apresentar à boa música, e aos mestres, Jobim, Donato, Ivan Lins, Dori, Toninho Horta, entre tantos, que inspiraram esse trabalho.
v
vi
RESUMO
Policordes; Sistematização e uso na Música Popular
O presente trabalho ocupa-se em pesquisar os policordes, formações acordais compostas pela sobreposição de uma ou mais tríades ou tétrades sobre uma base simples ou composta, discutindo as diferentes formas como são encontrados e oferecendo uma proposta de sistematização. Por tratar-se de uma linguagem relativamente nova, procurou-se primeiramente investigar como eles são apresentados conceitualmente e graficamente nos trabalhos de diversos autores e sugerir uma sistematização baseada nessas informações. Em seguida, buscou-se identificar, com base nesta proposta de sistematização, sua utilização no repertório de música brasileira.
vii
ABSTRACT
This work is concerned in researching the polychords, chordal structures formed by the superimposition of one or more triads or thetrads over a simple or complex base, discussing the different ways they are found and proposing a system for it’s use. Being such a new language, primarily this work searches for how they are presented both conceptually and graphically in different works of several authors and suggests a system based upon these informations. Secondly, this work tries to identify, based upon this system proposal, the use of the polychords in popular music.
viii
SUMÁRIO
Introdução ...............................................................................................................................
9
Capítulo 1 – REVISÃO BIBLIOGRÁFICA ...........................................................................
11
1.1 Melodic Structures (Jerry Bergonzi) …………………………………………..
13
1.2 Expansions (Gary Campbell) ….………………..................................………..
14
1.3 The Advancing Guitarrist (Mick Goodrick) …….……….…………………….
15
1.4. Popular and Jazz Harmony (Daniel A. Ricigliano) …...........….........………...
17
1.5 Armonia del Siglo XX (Vincent Persichetti) ............................................………..
19
1.6 Sax/ flute lesson with the greats (Mishkit, Bruce) …. ……….............………..
20
1.7 The Jazz theory Book (Mark Levine) …...………......................…......………..
21
1.8 A chromatic approach to jazz harmony and melody (David Liebman) …….…
23
1.9
...