Musicas Fevionais
Ensaios: Musicas Fevionais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 81180601 • 23/1/2014 • 1.428 Palavras (6 Páginas) • 274 Visualizações
Nkjhfhdhjx iushdbhdd dhbddbd dhdbdbdekijd diahssbd d jjnsmjdjvgfgyhj juug hjjjgdfbf ghghg gh
Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Trabalhos Gratuitos
Trabalho Completo Diversidade Cultural Em Maraba
Diversidade Cultural Em Maraba
Imprimir Trabalho!
Cadastre-se - Buscar 155 000+ Trabalhos e Monografias
Categoria: Geografia
Enviado por: brunaguimaraes 17 maio 2013
Palavras: 1404 | Páginas: 6
DIVERSIDADE CULTURAL EM MARABÁ
Acadêmico- Bruna Guimarães Araújo
Professor –Tutor Externo - Marcus Felipe Frota Gama
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Administração (ADG0092) – Pratica do Modulo II
25/11/11
RESUMO
A diversidade cultural em Marabá como em outras regiões cria um mundo rico e variado que aumenta uma gama de possibilidades e nutre os valores humanos, constituindo, assim, um desenvolvimento sustentável da comunidade, do povo mesmo com essa variável de habito e culturas.
Palavras-chave: Diversidade Cultural. Costumes. Lazer.
1 INTRODUÇÃO
Basicamente a população de Marabá é formada, por pessoas vindas de todas as regiões brasileiras, transformando, sua identidade regional, descaracterizando o município da cultura Paraense. Marabá constituiu-se de uma cultura diversificada, nas danças, musicas, na comida, e até no habito rotineiro da população.
A presente Produção tem como tema principal a Diversidade Cultural no município de Marabá: e o processo de construção social de interculturalidade e miscigenação e as características culturais,e hábitos da população local em relação e comparação a cultura paraense.
Esse estudo aborda os conceitos da diversidade cultural, multiculturalismo e tolerância humana e seus reflexos na vida e desenvolvimento de Marabá. Faz com que tenhamos conhecimentos sobre os pressupostos teóricos e na prática da vida social em nossa sociedade Marabaense.
2 DIVERSIDADE CULTURAL
Diversidade cultural refere-se à multiplicidade de formas pelas quais as culturas dos grupos e sociedades encontram sua expressão. Tais expressões são transmitidas entre e dentro dos grupos e sociedades. A diversidade cultural se manifesta não apenas nas variadas formas pelas quais se expressa, se enriquece e se transmite o patrimônio cultural da Humanidade mediante a variedade das expressões culturais, mas também através dos diversos modos de criação, produção, difusão, distribuição e fruição das expressões culturais, quaisquer que sejam os meios e tecnologias empregados.
Reconhecer que somos diferentes para estabelecer a existência de uma diversidade cultural no Brasil, não é suficiente para combater os estereótipos e os estigmas que ainda marginalizam milhares de crianças em nossas escolas e milhares de adultos em nossa sociedade. Maria Vera Candau (2005) afirma que:“Não se deve contrapor igualdade a diferença. De fato, a igualdade não está oposta à diferença, e sim à desigualdade, e diferença não se opõem à igualdade, e sim à padronização, à produção em série, à uniformidade, a sempre o “mesmo”, à mesmice”. (CANDAU, 2OO5, p. 19).
Interessante é observar que as diferenças da população marabaense, que trazem consigo a diversidade, o povo em si tem a capacidade de adaptar-se a essa diferença.
A vinda de pessoas de outros Estados deve-se a busca de trabalho, mesmo que o estado não seja basicamente desenvolvido na escala nacional, Marabá possui um diferencial, que é sua economia que se desenvolve gradativamente a cada dia. Trazendo oportunidades. Principalmente pela falta de mão de obra qualificada.
3 COSTUMES
A culinária marabaense se distingue um pouco da culinária paraense, mas tem muitos elementos desta, principalmente pelo fato de que todo o estado tem influencia indígena neste ponto. Porém, em Marabá, alguns pratos relevam-se em relação ao resto do Pará, tanto por fator cultural quanto por fator étnico. Um exemplo disso é que o povoamento teve participação ativa de nordestinos, mineiros, goianos, palestinos e libaneses, que trouxeram para Marabá seus costumes e seus tipos de comida.
São as principais iguarias da culinária local e as que se integraram aos costumes: Marizabel, Suco natural de Guaraná da Amazônia, Tucunaré ao leite de Castanha do Pará, Cozidão de Bagre, Pão de queijo, Tacacá, Esfirra, Arroz-doce e Cuscuz.
Há ainda muitos doces típicos: Bolo cabeça de negro, biscoitos de castanhas, castanha cristalizada, creme de cupu, Mungunzá e torta de castanha.
3.1 MÚSICA E LITERATURA
Devido à intensa migração, ter trazido brasileiros de todas as partes para a cidade, a cultura local diferenciou-se da cultura tradicional paraense, inclusive na música. É possível observar a preferência pelos gêneros sertanejos, forró e reggae, distanciando-se um pouco do brega que é estilo musical predominante no Pará.
A influência de outras culturas se deu também no campo da literatura. As misturas decorrentes das migrações têm ocasionado a produção de uma literatura e de uma arte diferente e de qualidade, ou seja, uma significação positiva dos desdobramentos da migração como produtividade cultural enriquecida pelos cruzamentos. Os principais expoentes da literatura local são Ademir Braz e Frederico Morbach.
3.2 FESTAS JUNINAS
No mês de junho, Marabá busca preservar as tradições ao comemorar os festejos juninos. A Secretaria Municipal de Cultura abre inscrições para os grupos de bois-bumbá, quadrilhas roceiras e alegóricas, que fazem o espetáculo maior da festa caipira. Tradicionalmente a festa acontece na Praça São Félix de Valois, mas foi inovado em 1999, com apresentações em outros distritos da cidade, com desfiles dos participantes
...