O APRENDER JUNTOS
Por: Sara20negreiros • 29/8/2022 • Relatório de pesquisa • 840 Palavras (4 Páginas) • 162 Visualizações
CAPÍTULO 3: A água e os sais minerais (PAG 33 a 40)
Critérios de Análise
1. Relações com o cotidiano, incluindo temas regionais.
A abordagem do capítulo A água e sais minerais faz contextualização com o cotidiano vivenciado pelos alunos, pois se começa falando do corpo humano, por exemplo, na Pág. 34 do livro cita-se “a água representa cerca de 70% do peso, o que significa que uma pessoa de 70 kg contém quase 50 kg de água [...]”, também executa perguntas para reflexões com o cotidiano “ A água tem propriedades tão importantes que sem ela não haveria vida. Você conhece algumas dessas propriedades? De que forma a água e os sais minerais estão presentes em nosso corpo? Em quais alimentos podemos encontrar os sais minerais que ajudam a compor nosso organismo?”, assuntos estes que o aluno, já tem conhecimento prévio por ter abordado em outros assuntos anteriores.
Figura 1: RECORTE DO LIVRO, EXEMPLEFICANDO RELAÇÕES COM O COTIDIANO E TEMAS REGIONAIS.
[pic 1]
Fonte: SÉRGIO LINHARES; FERNANDO GEWANDSZNAJDER; HELENA PACCA (2016)
Portanto, o conteúdo analisado apresenta o atributo relações com o cotidiano, porém, prevalece a rigidez científica inerente à Biologia, visto que não é uma prática recorrente fazer relações com o cotidiano dos alunos ao longo dos textos e assuntos. Por exemplo não é comum aborda assuntos do dia a dia, o tema da água e sais minerais é tão comum entre os adolescentes. Tema este que rende uma boa discussão entre os alunos, falando também que o assunto serve como meio para reações, a água ainda participa de alguns processor metabólicos seja como substrato (em reações de hidrólise como na fotossíntese, por exemplo) ou como produto (síntese de macromoléculas por desidratação como a formação de lipídeos e proteínas).
2. Leitura complementar
Quanto ao atributo leitura complementar, o capítulo apresenta dois textos, do conteúdo de A água e os sais minerais, o Biologia e tecnologia: Vida em Marte, onde aborda “fala” a maior rede de telescópios do mundo. E cita que o local escolhido para abrigar as mais de sessenta antenas foi uma planície no deserto do Atacama, a mais de 5 mil metros de altitude, com quase nenhuma água, nem no céu nem no chão, e finalizando com o um dos principais objetivos das diversas missões espaciais enviadas a Marte é descobrir se lá existe água em estado líquido. O segundo texto complementar tem como tema “O gelo e a vida em regiões geladas”, onde abordar que o gelo é formado por uma rede tridimensional de moléculas de água unidas entre si por ligações de hidrogênio. Traz informações de que no gelo, essas ligações são mais estáveis, e as moléculas agrupam-se formando uma rede cristalina. A propriedade da água é importante para a sobrevivência dos seres aquáticos em regiões muito frias gelo que se forma na superfície da água atua, então, como isolante, e fica mais difícil a água abaixo dele congelar. Se o gelo fosse mais denso, afundaria à medida que se formasse, e a água superficial ficaria em contato com o ar muito frio, congelando também. O segundo texto é importante onde aborda a matéria da química e melhora a compreensão do assunto do capítulo, comparado ao primeiro texto que não foi de extrema ajuda a compreensão do referido capítulo.
Figura 2: RECORTE DO LIVRO, EXEMPLIFICANDO OS ATRIBUTOS: TEXTO 1 LEITURA COMPLEMENTAR.
[pic 2]
Fonte: SÉRGIO LINHARES; FERNANDO GEWANDSZNAJDER; HELENA PACCA (2016)
Figura 3: RECORTE DO LIVRO, EXEMPLIFICANDO OS ATRIBUTOS: TEXTO 2 LEITURA COMPLEMENTAR.
[pic 3]
Fonte: SÉRGIO LINHARES; FERNANDO GEWANDSZNAJDER; HELENA PACCA (2016)
3. Imagens (fotos, ilustrações, gráficos, charges)
As imagens e ilustrações estão todas nítidas, bem contextualizadas e atuais, sendo suficiente a quantidade encontrada por página, no qual facilita a compreensão do assunto abordado, pois contribui para a passagem do pensamento concreto permitindo processar, descrever e manipular a informação mental, sendo o pensamento abstrato. Sendo assim, todas as imagens encontradas no capítulo estão aprimorando o texto, não sendo mera distração para o leitor e sim facilitando a compreensão.
...