O COLEGIADO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Por: Raquel Bonfim • 26/10/2020 • Relatório de pesquisa • 536 Palavras (3 Páginas) • 163 Visualizações
[pic 1]UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO
COLEGIADO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
DISCIPLINA: GENÉTICA MOLECULAR
DOCENTE: MICHELY DINIZ
DISCENTE: RAQUEL DA SILVA BONFIM
_____________________________________________________________________
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA: Preparo de soluções para a extração de DNA
- Introdução
As soluções são constituídas de dois componentes: o soluto, que é o que se dissolve e se encontra em menor quantidade, e o solvente, que é o componente em maior quantidade e que atua dissolvendo o soluto. (COSTA, 2015)
As propriedades físicas e químicas de uma mesma solução são constantes em toda sua extensão, todavia dependem da composição, que pode variar de solução para solução. As soluções são classificadas de acordo com: o estado de agregação da solução, podendo ser sólido, líquido ou gasoso; proporção entre sólido e solvente, sendo concentrado ou diluído; a natureza do soluto pode ser molecular ou iônica; já segundo a solubilidade é possível ser saturada, insaturada ou supersaturada. (ALMEIDA, 2015)
No procedimento de Extração do DNA, tem-se a necessidade da preparação de soluções específicas para tal propósito. Normalmente os componentes da solução extratora variam de acordo com o protocolo utilizado, sendo que cada solução deve conter um tampão para estabilizar o pH, um sal para dissociar as proteínas, um detergente para solubilizar as membranas e um agente inativante das DNAses cuja função é proteger o DNA genômico. (COSTA e MOURA, 2001)
A extração e a purificação de ácidos nucléicos a partir de diversas amostras experimentais (bactérias, fungos, tecidos vegetais e tecidos animais) é uma etapa fundamental para se obter alta eficiência de amplificação nos protocolos que usam a reação em cadeia da polimerase (PCR). (OLIVEIRA, et. al.)
- Objetivos
A aula prática em questão teve como objetivo o aprendizado a respeito da preparação de soluções para a posterior extração de DNA, assim como o entendimento do funcionamento das etapas da preparação das soluções necessárias.
- Materiais e métodos
- Materiais
- Água destilada
- Sacarose
- SDS
- NaCl
- Béquer
- Tubo falcon
- Espátula
- Micropipeta
- Balão volumétrico
- Balança analítica
- Metodologia
A docente Michely separou os alunos em quatro grupos. Cada grupo ficou responsável pela preparação de uma solução. No princípio realizou-se a pesagem de 1,5g de sacarose correspondente ao volume de 50 mL a 3%. Na solução seguinte foi pesado 1g de SDS correspondente a 50 ml a 2%. A partir do terceiro grupo foi utilizado a fórmula de molaridade (M=N° de mol do soluto/ Volume do soluto (l)) para calcular a quantia em gramas necessárias para a preparação de 2M de NaCl totalizando 50 mL, o resultado foi 5,485 g. A quarta etapa consistiu na diluição da solução anterior, utilizando 0,5 mL com concentração de 0,1M, e então adicionou-se água destilada até completar 10 mL.
...