O Impacto dos Agrotóxicos na Saúde dos Seres Vivos
Por: Nicolai Boleli Torres • 2/8/2020 • Trabalho acadêmico • 4.633 Palavras (19 Páginas) • 147 Visualizações
UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS_EAD[pic 1]
LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Grupo:
Carlos Clay dos Santos Calista
José Walderir da Silva Almeida
Marcos José Rodrigues
Nicolai Boleli Torres
Nilsa Maria de Santana
SANTOS
2015
UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS_EAD
LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
(Carlos Clay Dos Santos Calista / José Walderir da Silva Almeida / Marcos José Rodrigues / Nicolai Boleli torres / Nilsa Maria de Santana)
O Impacto dos Agrotóxicos na Saúde dos Seres Vivos
[pic 2]
SANTOS
2015
O Impacto dos Agrotóxicos na Saúde dos Seres Vivos
Data da Aprovação: ___/___/___ Nota: (___)
Banca Examinadora
__________________________
__________________________
__________________________
SANTOS
2015
Dedicatória
Dedicamos este trabalho de conclusão de curso primeiramente a Deus, por nos ter dado saúde, fé e perseverança.
A nossos familiares pelo incentivo a busca de novos conhecimentos, a todos os professores que contribuíram com total maestria para a nossa formação e aprendizado dos quais temos inúmeras lembranças de sabedoria e dedicação.
Aos nossos pais, por acreditarem em nossa capacidade e por nos ensinarem a viver de modo digno e honesto, valorizando e amando o aprendizado, respeitando a todos e jamais desistir dos nossos objetivos por maiores que sejam as dificuldades.
Agradecimentos
Aos nossos professores: Por todo empenho e dedicação impagáveis na missão de transmitir seus conhecimentos valiosíssimos com tanto amor que fizeram de nós mais que um profissional, mas acima de tudo um ser humano melhor e mais preparado para a vida. Jamais nos esqueceremos de cada um de vocês, vamos levá-los para sempre em nossos corações e em nossas memórias, especialmente a nossa orientadora Professora Juliana Gonçalves Carvalho, que com todo amor, carinho e dedicação nos ajudou a concluir este trabalho, nosso muito obrigado.
Aos nossos cônjuges: Por serem nossos incentivadores e melhores amigos, por estarem sempre ao nosso lado nos apoiando e nos encorajando a seguir sempre em frente. Essa conquista é de todos nós. Pois somos todos parceiros nessa e em outras empreitadas da vida.
Resumo
O objetivo dessa aula prática é orientar aos alunos do ensino médio sobre as desvantagens e perigos do uso de agrotóxicos na saúde humana, assim como despertar a curiosidade do aluno sobre que tipo de alimento ele ingere, a procedência, outras opções de alimentação, consumo e informações sobre a degradação do meio ambiente causada pelo manejo irresponsável desses produtos. Queremos que ao final dessas aulas os alunos possam ter uma opinião formada a respeito dos agrotóxicos, e com isso consigam escolher melhor o que consomem, diminuindo assim os riscos de intoxicação, melhorando sua qualidade de vida e de seus familiares.
Palavras chave: Agrotóxicos e Saúde humana.
Sumário
1 – Introdução 07
1.2 – Consequências para a água potável e para a vida aquática 08
1.3 - Justificativas08
2 – Desenvolvimento 10
2.1 – Pressupostos Teóricos10
2.1.1 – A utilização de agrotóxicos e suas consequências para a saúde humana10
3 – Metodologia 15
3.1 – Objetivos 15
3.1.1 – Aula Teórica15
3.1.2 – Estudo do Meio 15
3.1.3 – Debate15
3.1.4. – Apresentação dos Trabalhos16
4 – Considerações Finais 17
5 – Referências Bibliográficas18
1 - Introdução
“Estamos correndo todo esse risco para quê? Precisamos urgentemente acabar com essas falsas garantias, com o adoçamento das amargas verdades. A população precisa decidir se deseja continuar no caminho atual, e só poderá fazê-lo quando estiver em plena posse dos fatos. A dúvida é se a civilização pode mesmo travar esta guerra contra a vida sem se destruir e sem perder o direito de se chamar de civilizada.”
Rachel Carson (Primavera Silenciosa, 1962)
Cinquenta anos depois da publicação de Primavera Silenciosa por esta Bióloga americana, o mundo ainda não abriu os olhos para o grande mal que acomete o agronegócio, em detrimento do mundo financeiro, e com a desculpa de sanar a fome na Terra, diversas vidas estão sendo sacrificadas e tantas outras ameaçadas pelo uso, cada vez maior, de agrotóxicos.
Segundo os dados da 6ª edição dos Indicadores de Desenvolvimento Sustentável (IDS) 2015, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no período de 2002 a 2012, houve um aumento significativo de 115% no uso dos agrotóxicos. Um estudo da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) indicou que o país consome o equivalente a 5,5 quilos de defensivos agrícolas por brasileiro por ano, ultrapassando os Estados Unidos, e assumindo o posto de maior mercado mundial de agrotóxicos: cerca de 19% do que é produzido no planeta.
...