O Laudo Parasitológico
Por: Maria Amélia Ramos • 15/10/2024 • Exam • 400 Palavras (2 Páginas) • 40 Visualizações
O PAPEL DO EMPREENDEDORISMO NA SOCIEDADE
Maria Amélia Oliveira Acioli Ramos
01501664
Biomedicina
O espírito empreendedor é um motor do desenvolvimento socioeconômico de qualquer comunidade. Ele é uma das forças motrizes mais fortes da inovação, criação de empregos e crescimento econômico. Portanto, o seu papel na sociedade não pode ser negado por causa dos vários aspectos de suas contribuições bem como o seu impacto positivo em várias áreas.
Primeiramente, o empreendedorismo impulsiona a inovação. Por exemplo, os empresários são famosos pela habilidade de responderem eficientemente lacunas no mercado e necessidades insatisfeitas dos consumidores. Eles têm uma função importante a desempenhar na criação de produtos e serviços novos. Isso inclui muitos exemplos clássicos como Steve Jobs que cofundou a Apple ilustrando como o pensamento empresarial pode revolucionar indústrias até soluções inovadoras que mudam a vida das pessoas e o trabalho delas. Isto é representado por exemplo por inovação que está intimamente ligada ao campo da tecnologia bem como melhoria contínua da qualidade de vida.
De fato, a inovação promovida por esse espírito empreendedor é necessária para o progresso tecnológico. Além disso, o empreendedorismo é vital para a geração de emprego. As novas empresas criam cargos, o que, por sua vez, reduz a taxa de desemprego e aprimora a economia local e regional. Uma vez que o emprego não apenas fornece os meios de subsistência para as pessoas empregadas, mas também aumenta o consumo, é gerado um ciclo vicioso de mercados cada vez mais numerosos. Em muitas economias, grande parte dos empregos é gerada pelas várias pequenas e médias empresas criadas por empreendedores. Isso, por fim, também levará ao crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) do país e à economia em geral.
Em suma, o espírito empresarial, no seu todo, pode ser considerado um dos principais pilares do desenvolvimento e do progresso da sociedade. As suas várias facetas impulsionam o crescimento econômico, promovem a inovação, criam empregos direta e indiretamente e continuam a inspirar gerações de futuros empresários. Os empresários de sucesso tornam-se modelos para aqueles que sonham em abrir e desenvolver a sua própria empresa e, assim, criam uma cultura empresarial de sucesso que beneficia a comunidade em geral. A promoção e o apoio ao espírito empresarial devem ser a principal prioridade dos governos, das instituições privadas e da sociedade em geral para garantir um futuro próspero e inovador. O seu impacto positivo vai muito além dos ganhos financeiros individuais e contribui enormemente para o bem-estar coletivo.
...