O Movimento Antivacina
Por: LuizFel • 2/7/2023 • Resenha • 479 Palavras (2 Páginas) • 69 Visualizações
INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA
TRABALHO
DE
TRANSGÊNICOS
O QUE SÃO TRANSGÊNICOS
Os transgênicos são organismos geneticamente modificados, de modo que os transgênicos possuem genes de outros organismos, isso se dá por meio do emprego da engenharia genética, onde nesse processo se isola genes de um organismo que será transferido para outro. As modificações realizadas possuem o objetivo de aprimorar o produto em diversos aspectos, como por exemplo torná-lo mais resistente a pragas, torná-lo mais nutritivos, além da possibilidade de aumentar a produtividade.
A agricultura com transgênicos é bastante expressiva no mundo inteiro, sendo que 80% da soja plantada no planeta hoje são de sementes transgênicas, já o para o plantio de milho 30% é proveniente de sementes transgênicas.
ONDE OS TRANSGÊNICOS ESTÃO PRESENTES NO NOSSO DIA-A-DIA?
- Feijão: Feijão transgênico que possui resistência ao vírus mosaico dourado, uma das pragas que mais ataca a cultura na América do Sul, tendo sido desenvolvido pela EMBRAPA.
- Soja: Soja transgênica com tolerância a herbicidas imidazolinonas, sendo utilizada principalmente para a alimentação de animais de criação;
- Milho: Milho transgênico tolerante a herbicidas, onde 85% das lavouras de milho no Brasil e nos Estados Unidos são de milho transgênico;
- Café: A EMBRAPA possui pesquisas em desenvolvimento de sementes de café transgênicas com resistência ao Hypothenemus hampei, uma praga que pode causar perdas anuais de cerca de US$ 500 milhões.
- Algodão: A EMBRAPA possui pesquisas para o desenvolvimento de algodão transgênico resistente ao Anthonomus grandis, praga que para ser controlada pode chegar até a 25% do custo de produção.
TRANSGÊNICOS NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA
Biofármacos são medicamentos obtidos por meio de processos biológicos, com células modificadas geneticamente. As plantas produzem proteínas modificadas geneticamente idênticas a original, desse modo a EMBRAPA, ao investir em pesquisas de biofármacos, objetiva a redução de custos desses medicamentos ao consumidor.
POLÊMICAS AO REDOR DOS TRANSGÊNICOS
Os transgênicos geram grande debate se devem ou não ser produzidos e consumidos. Ainda há muita incerteza quanto aos efeitos dos transgênicos no nosso organismo, sendo que estudos mostram que o consumo de alimentos transgênicos podem aumentar o risco de alguns problemas de saúde como a resistência a antibióticos e a ocorrência de reações alérgicas, em decorrência desses fatores o cultivo de alimentos transgênicos na Europa é proibido. Por outro lado, alguns países, como os Estados Unidos é favorável ao cultivo de alimentos transgênicos, dado alguns fatores, como o aumento da produtividade e a diminuição do uso de agrotóxicos necessários no cultivo, uma vez que possuem maior resistência a pragas.
...