O Olfato (Pesquisa Bibliográfica)
Por: lilliancristina • 12/9/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 2.005 Palavras (9 Páginas) • 199 Visualizações
[pic 1][pic 2]
FLÁVIA FIGUEIREDO OLIVEIRA
GABRIELA MACEDO NASCIMENTO
ISABELLE GOTELIP FRANCKLIM FURTADO
LILLIAN CRISTINA CASTRO SOARES COSTA
LIVÍA GABRIELA GARCIA OLIVEIRA
MILENA FERREIRA TAVEIRA
SARA HELENA MARTINS DE MELO
O OLFATO
FRANCA-SP
2019
GABRIELA MACEDO NASCIMENTO[pic 3]
FLÁVIA FIGUEIREDO OLIVEIRA
GABRIELA MACEDO NASCIMENTO
ISABELLE GOTELIP FRANCKLIM FURTADO
LILLIAN CRISTINA CASTRO SOARES COSTA
LIVÍA GABRIELA GARCIA OLIVEIRA
MILENA FERREIRA TAVEIRA
SARA HELENA MARTINS DE MELO
O OLFATO
Trabalho realizado para disciplina de Processos Psicologicos Básicos 2º semestre do curso de Psicologia da Universidade de Franca, sob a orientação da Prof.ª Ms: Arali Helena Stort.
FRANCA
2019
SUMÁRIO[pic 4]
INTRODUÇÃO............................................................................................................ 3
1. ANATOMIA DO SISTEMA OLFATIVO....................................................................4
2. O PROCESSO DO OLFATO....................................................................................4
3. MÉMORIA OLFATIVA- PERCEPÇÃO DO OLFATO...............................................5
4. MARKETING OLFATIVO.........................................................................................7
5. A RELAÇÃO DO OLFATO COM O PALADAR.......................................................7
6. DISTÚRBIOS DO OLFATO.....................................................................................8
CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................10
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..........................................................................11
introdução
No presente trabalho explanaremos sobre o olfato de maneira detalhada e aprofundada. Abordaremos suas principais características, suas particularidades, sua parte fisiológica e suas percepções gerais. Através disso será possível identificar as mais diversas capacidades e curiosidades deste sentido. Tendo por objetivo analisar e compreender de modo geral tudo o que tem relação com o olfato, a pesquisa embasa-se em responder às mais primordiais questões sobre o tema em si.
Claramente, o primeiro passo é introduzir ao conhecimento da anatomia do órgão que o traduz, explicando dessa forma como parte do processo de captação de odores, por exemplo, ocorre. Em segundo lugar, traz-se o que diz respeito à ligação do sentido em questão com o cérebro, seus efeitos - distintos em cada pessoa - com a reação que é produzida quando captamos os mais diversos aromas.
Outrossim, não se atendo apenas ao próprio sentido em si, mas também buscando relacioná-lo com outros aspectos e sentidos, considerando todas as informações disponíveis encontradas, aprofundaremos nas suas particularidades, como: o marketing e sua correlação com o olfato; sua interação com os outros sentidos, a mémoria olfativa e suas disfunções e anormalidades.
ANATOMIA DO SISTEMA OLFATIVO
Uma das estruturas mais importantes da face do ser humano é o nariz. A estrutura nasal é composta por: ossos nasais, cartilagens alares menores, crura laterais, crura medianas, cartilagem septal nasal, mais a columeia.
Sua Anatomia é formada pela: cavidade nasal, seio frontal, ossos nasais, cartilagem palato duro, palato mole, nasofaringe e seio esfenoidal.
Na cavidade nasal são encontradas as conchas nasais distinguidas como superior, média e inferior, que são responsáveis por fazer o ar rotacionar. Também no teto da cavidade nasal chamado epitélio nasal, se localizam as chamadas células sensoriais, bulbo, lâmina cribiforme, nervo olfatório e epitélio olfativo. Estes juntamente com as células Bipolares convergem sinais, os glomérulo, e é no glomérulo que ocorre a primeira sinapse olfativa de segunda ordem. Que formam as células Mitrais e células Trufadas que compõem o trato olfativo.
Fotografia 1- A anatomia do sistema olfativo
[pic 5]
Fonte: Anatomia do nariz. Ilustração: solar22 / Shutterstock;com [adaptado]
- O PROCESSO DO OLFATO
O Sistema Olfativo é o único sistema sensorial que faz conexão com o córtex pré-frontal e o sistema límbico. Essa conexão ocorre devido a identificação e armazenamento do odor.
Quando o cheiro é sentido, são moléculas que foram identificadas por neurônios sensoriais olfativos nasais, que ficam localizados no epitélio olfativo. O epitélio olfativo é basicamente formado por receptores olfatórios (neurónios bipolares), glândula de bowman (responsável por secretar o muco nasal) e por células basais (que são precursoras dos neurónios receptores), a cada 6 a 8 semanas todos os neurônios no epitélio olfativo são renovados por meio dessas células basais. O processo ocorre da seguinte maneira: essas moléculas ficam grudadas no muco nasal, cada partícula é conectada a um receptor diferente nos cílios das células olfatórias. Esses receptores decodificam a informação, passando-a para o bulbo olfatório, que por sua vez manda esse conteúdo para o córtex e o sistema límbico. No cérebro essas informações ganham significado e geram respostas.
Fotografia 2- O processo do olfato[pic 6]
Fonte: Anatomia do sistema olfativo. Ilustração: Blamb / Shutterstock.com
- MEMÓRIA OLFATIVA-PERCEPÇÃO DO OLFATO
A percepção do olfato é a psicologia do cheiro que encaminha memórias e lembranças de odores enquanto busca da imaterialidade através da memória olfativa, já que aborda uma matéria onipresente, pois com o cheiro a lembrança da matéria é imediata.
Nota-se que sensação é a capacidade de decodificar estímulos físicos e químicos presente no ambiente. Para o domínio do olfato, são necessárias substâncias que podem evaporar e serem carregadas pelo ar e como estímulos químicos (odorantes) serem absorvidas na via nasal.
...