O Que é Amigdalite bacteriana, viral, aguda, crônica e tratamentos
Por: Heitor Menezes • 10/10/2018 • Projeto de pesquisa • 497 Palavras (2 Páginas) • 257 Visualizações
O que é Amebíase, sintomas, tratamento, prevenção, remédio e cura
A amebíase é uma infecção no intestino grosso que provoca febre, diarreia e até mesmo sangramento e a presença de mucos esbranquiçados nas fezes. A doença é mundialmente conhecida, pode atingir qualquer pessoa, mas é mais comum em locais sem saneamento básico, afetando ainda mais pessoas que não possuem hábitos de higiene, principalmente crianças que tem o costume de brincar no chão e estão constantemente levando as mãos à boca.
A doença costuma ser mais encontrada em locais tropicais.
Principais causas e transmissão da amebíase
A doença é provocada por um microoganismo chamado Entamoeba histolytuca, que entra no corpo humano e provoca diversos sintomas na pessoa, mas que também pode apresentar um quadro assintomático. A amebíase é uma doença transmitida através da contaminação fecal, podendo se manifestar dentro ou fora do intestino.
A ingestão do protozoário responsável pela amebíase costuma ser feita através de alimentos e bebidas contaminadas, podendo também ocorrer através do contato direto com o material fecal contaminado.
Sintomas provocados pela amebíase
Os sintomas que surgem com a doença são separados por leves ou graves e surgem apenas de 7 à 10 dias após a contaminação com a doença.
- Sintomas leves
- Cansaço;
- Desconforto e cólicas abdominais;
- Fezes pastosas, com sangue ou com presença de muco;
- Excesso de gases;
- Calafrios;
- Dor no reto para evacuação;
- Emagrecimento;
- Colite.
- Sintomas graves
- Febre;
- Vômitos;
- Acometimento dos pulmões, cérebro e fígado;
- Evacuação em excesso (por exemplo de 10 à 20 vezes ao dia);
- Fezes líquidas e com presença de sangue;
- Sensibilidade abdominal;
- Perfuração do intestino.
Qual o tratamento para a amebíase?
Os casos mais leve da amebíase costumam ser tratados com medicamentos anti-infecciosos, como o metronidazol, por exemplo, em um tratamento que dura apenas 10 dias. Mas, é importante lembrar que o tempo do tratamento e o medicamento utilizado, além também das recomendações necessárias para o tratamento devem ser realizados apenas por um médico profissional.
Além disso, os medicamentos que costumam ser utilizados para o controle e tratamento das náuseas podem também ser utilizados para controlar os sintomas provocados pela amebíase. Caso ocorram abscessos hepáticos, pode ser necessária a aspiração dom agulha para o diagnóstico e tratamento e em casos mais raros, o paciente pode precisar de cirurgia.
Os medicamentos mais indicados para o tratamento da amebíase são:
- Benzoilmetronidazol;
- Doxicilina;
- Flagyl;
- Helmizol;
- Annita;
- Secnizadol;
- Metronidazol.
Como prevenir o surgimento da amebíase?
Como com qualquer outro tipo de doença, a melhor forma de não passar pelo problema é prevenindo. Para a amebíase, as formas de prevenção são:
...