TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Resumo de Ciências

Por:   •  1/3/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.128 Palavras (5 Páginas)  •  93 Visualizações

Página 1 de 5

Resumo de Ciências

Gestação de gêneros

 Tem algumas gestação que ocorre, o desenvolvimento de dois o embriõe,,e eles são classificado como gêmeos. Isso pode ser os dois com gêneros iguais, quanto diferentes. Isso pode ocorrer de duas formas, uma a mulher libera dois ovócitos (ovos), e cada um deles é fecundado pelo o espermatozoide diferente, nesse caso é chamado de gêneros dizigóticos, eles são de gêneros diferentes.  

 E dá outar forma é, quando a mulher libera um, únicos ovócitos (ovos), é que fecundando por só um espermatozoide, mais o embrião é dividido por dois é desenvolvido dois indivídos, esse processo é chamado de gêneros monozigóticos, e os gêneros são determinado igual, menina e menina ou menino e menino.

Parto

Depois de 38 semanas o desenvolvimento do  individo, ocorre o nascimento,é uma expulsão do bebê, e também  da placenta e os demais ponentes gestacionais do útero materno. E tem 3 fases do parto.

  • Primeira fase: há a dilatação da abertura localizada na base do útero da mãe. E a partir de então, pode –se, fac ilitar por
  • contraões uterinas.
  • Segunda fase: é ocorrido a explução do bebê que passa ana abertura do ùtero e pelo canal vaginal, até atingir o meio externo. Ele é empurado para fora do corpo da mãe.
  • Tercera/ última  fase: Correspondes á expulsão da placenta, o que também ocorre por contração uterinas, porém mais leves.

Depois do parto pode cortar o cordão umbilical, do bebê, e já pode ficar junto com mãe e sua família. E também pode iniciar a primeira alimentação do bebê, fora do corpo materno. E durante todo o trabalho de parto a gestante tem o direito de ser acompanhado por uma pessoa de sua escolha.

Caso aconteça algum problema identificado antes ou durante o parto, é possível realizar o parto cesariana, uma cirurgia, cortando o útero da mulher, por onde o bebê é retirado.

HPV

Papilomavirus humano (ou HPV),é um vírus, que é assintomático por meses ou até anos, após certo período, pode causar lesões (verrugas) na região genital ou do ânus (imunidade baixa), e dependendo do tipo do vírus, pode ocorrer o câncer, principalmente no colo do útero. Tratamento: destruição das lesões.

Prevenção: preservativo (lesões podem se encontrar em regiões não protegidas), vacinação: SUS – meninas 9 a 14 ano, meninos 11 a 14 anos pessoas com HIV; transplantados.

O Papanicolau, é um exame rotineiramente realizado em mulheres sexualmente ativas.

AIDS

A infecção que se dá pelo HIV, é um vírus que ataca as células do sistema imunológico, ele destrói os glóbulos brancos, enfraquecendo o sistema de defesa do organismo. O HIV pode ser transmitido por relação sexuais ou por transfusão de sangue contaminado, uso de drogas injetáveis, durante a gestação e pelo leite materno.

 Durante a relação sexual desprotegida, ou seja, sem o uso da camisinha, há a possibilidade de um parceiro contaminado, através da sua secreção, do seu esperma, transmitir o vírus via essa secreção para o seu parceiro ou para sua parceira.

Para evitar a transmissão da aids, recomenda-se o uso de preservativo durante as relações sexuais, a utilização de seringas e agulhas descartáveis e o uso de luvas para manipular feridas e líquidos corporais, bem como testar previamente sangue e hemoderivados para transfusão.

A lua e as suas características

A origem da lua ainda é desconhecida. Em alguns estudos apontam que ela é tratada de uma formar fragmento da terra que foi desprendido no momento de uma colisão com outro corpo celeste.

Hoje em dia a lua é classificada como um corpo celeste rochoso, que é uma apresentação de uma atmosfera rarefeita, ela é composta por gases incomuns, como o sólido e o potássio.  

A lua vista da terra

A lua não tem uma luz própria para ela, ela apenas usa o reflete da luz do sol. E assim como a terra, ela está metade iluminada e a outra não, região que a gente conseguimos ver é apenas a parte que está iluminada e voltada para o planeta.

Se duas pessoas encontrarem a lua na terra com a mesmo a latitude, vão ver a mesma aparências, igual, se a latitude estiver diferentes, poderá estar diferente a lua.

Fases da lua

A lua tem 4 fases diferentes, são as:

  • Lua Nova: Nessa fase, a Lua está posicionada entre o Sol e a Terra. Como está na mesma direção do Sol, a face da Lua voltada para a Terra não está iluminada e por isso, no ápice, é impossível vê-la. Com o passar dos dias, a Lua vai se tornando mais visível, até entrar na fase seguinte.

  • Quarto crescente: É a fase em que a Lua forma um ângulo de 90° com a Terra e podemos enxergar ¼ de sua superfície. O formato da Lua é em semicírculo, e o lado da Lua que aparece nessa fase depende de qual hemisfério o observador a enxerga. No caso do hemisfério sul, a parte convexa da Lua está apontada para o oeste.

  • Lua cheia: A Lua cheia acontece quando a Terra está entre a Lua e o Sol. Como nesse período os raios de Sol chegam à totalidade da face que podemos enxergar, a Lua está totalmente iluminada para o observador.
  • Quarto minguante: Nessa fase a Lua volta ao formato de semicírculo, porém do lado oposto à Lua crescente. Também chamada de quarto minguante, nesse estágio, é possível ver ¼ do satélite, pois está novamente posicionado a 90° da Terra. A Lua vai minguando até tornar-se nova e iniciar um novo ciclo.

 Eclipses

Ele ocorre quando um corpo celeste é encoberto momentaneamente pela sombra de outro corpo celeste de uma maneira total. Em alguns movimentos da terra e da lua, os astros podem estar alinhados, um interrompendo a recepção da luz do sol projetando a sua sombra sobre outro. E acontece o Eclipses.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (78.7 Kb)   docx (232.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com