O UNIVERSO MASCULINO E A EVOLUÇÃO DA ESTÉTICA
Por: liliane436 • 17/6/2017 • Seminário • 1.801 Palavras (8 Páginas) • 1.170 Visualizações
O UNIVERSO MASCULINO E A EVOLUÇÃO DA ESTÉTICA
Liliane Graciana Borb Stradiotto
Juliana de Miranda
Gisele Szymanski Mendes
Lilian Pereira Domingos Duarte
Prof. Beatriz Martins Colombi
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Estética e Imagem Pessoal (TIP 0048) – Seminário Interdisciplinar I
13/06/2017
RESUMO
É fato que a mídia exerce uma grande influência sobre a vida e decisões das pessoas, e na área da estética não é diferente. Serviços e tratamentos antes realizados apenas por mulheres agora possem público misto. A queda no preconceito em torno da vaidade masculina é perceptível nos dias atuais através das mudanças na forma de pensar e de agir do homem no quesito vaidade. Apesar deste crescente interesse masculino acerca do tema, não é comum a existência de espaços exclusivos voltados aos tratamentos estéticos. Acerca disso, a pesquisa teve como objetivo identificar e verificar se há necessidade de um espaço de beleza exclusivo para homens na cidade de Cocal do Sul/SC. A pesquisa quantitativa com caráter exploratório será realizada através da aplicação de questionários com perguntas fechadas aos homens e perguntas fechadas aos donos dos estabelecimentos. O local selecionado para realização da coleta da amostra será os salões de beleza e clínicas de estética da cidade de Coca do Sul. Obtendo-se como resultado a constatação da evolução do consumo de serviços estéticos pelo público masculino além da necessidade de espaços voltados exclusivamente para eles.
Palavras-chave: Espaço masculino; Vaidade; Estética masculina; Satisfação do consumidor; Homens.
1 INTRODUÇÃO
O interesse por cuidados estéticos advindos do público masculino esteve sempre presente, porém de forma sútil.
Segundo Gerson (2011) os europeus tinham várias técnicas de asseio cuidados com a pele. Os cosmesticos utilizados eram para limpeza de pele, dos cabelos, dos dentes e da saúde em geral, entre eles a utilização de azeite de oliva e do óleo de semente de uva.
Por muito tempo foi sensurado por preconceito, sendo que até cosmesticos, espaços de beleza, tratamentos esteticos, estiveram mais direcionados para o público feminino, limitando ao homem em fazer “ barba, cabelo e bigode”.
De acordo com Moraes (2008) as diferenças entre os sexos, como os fatores genéticos e hormonais começam a provocar mudanças na crianção de novos produtos e nos habitos do consumo da população masculina. Esta mudança gradual na forma de pensar e agir do homem acerca da vaidade vai além da estetica. O cuidado com o corpo vem tambem da preoucpaçao com a saude.
Vigarello (2006) destaca que a obsessão do homem com o corpo e a belezaconverteu-se significativamente no final do seculo XX e no inicio do seculo XXI.
Atualmente percebemos esta mudança observando o conteudo de uma simples necessaire masculino, onde, bastão anti-olheiras, sabonete liquido, anti-oleosidade, gel para cabelos, perfumes, produtos diversos para a barba e outros itens que melhorem sua imagem possuem espaço reservado.
Segundo Biz (2012), 59% dos homens declaram que a limpeza de pele é o tratamento estético mais procurados por eles.
Apesar deste crescente interesse masculino por tratamentos especificos na área estetica, não é comum encontrarmos espaços exclusivos para eles. A maioria dos salões atendem tanto o publico feminino quanto o masculino, sendo que alguns deles criam espaços distintos (reservados) para atender homens. Com o preconceito, outrora existe e atualmente em queda, os mesmos estão ficando desinibidos na procura por cuidados estéticos, em prol disso, os salões e clinicas buscam atender e satisfazer os dois publicos.
Pode se considerar que a satisfação do consumidor é algo que envolve diferente fatores, dentre eles a confiança e o desejo de continuar adquirindo determinado produto ou serviço. Muitos destes fatores estão relacionados a produtos e serviços exclusivos, uma vez que atendem a necessidade de um grupo de pessoas.
Considerando que a busca dos cuidados esteticos pelo seguimento masculinos esta crescendo, essa pesquisa verificará se há á necessidade de um espaço de beleza exclusivo para homens afim de conhecer a opniao, levantar e identificar o perfil de consumo de serviços esteticos na relação entre oferta e procura.
2 O MERCADO MASCULINO
Os homens estao buscando mais suavidade e jovialidade em seu visual. Já foi a epoca em que as mulheres eram as unicas destinadas ao embelezamento e o homem apenas ao trabalho.
De acordo com Paris (2012) na decada de 90 apenas 4% dos homens usavam cosmeticos. No Brasil a vaidade masculina vem se destacando no mercado da beleza, com este crescimento percebe-se a necessidade de suprir a demanda. Sendo assim varios empresários estao direcionando seus serviços ao segmento de mercado masculino como: salões de beleza, Spas´s, academias, clinicas de estetica, produtos cosmeticos com linhas inteiras voltadas para o publico masculino.
Na área da estetica eles utilizavam alguns tratamentos como: terapias de relaxamento, tratamentos faciais e corporais de embelezamento e buscam produtos eficientes, praticos, e que sejam seguros. Os homens querem seus proprios produtos porque almejam ter essa decisão de consumo, que ajuda a assumir a vaidade, surgindo a necessidade de uma linha de cosmeticos destinadas exclusivamente a eles.
Este consumidor não pode, nem deve ser tratado como feminino por ter habitos de compra, postura de consumo, necessidade e desejos diferentes.
Nos conhecimentos de Vigarello (2006, p. 9):
“[…] para se sentir belo não precisa parecer-se com alguém, mas se sentir bem com seu corpo e encontrar produtos que venham e correspondam a sua própria personalidade”.
É comum nos dias atuais a presença de homens em ambientes que anteriormente eram somente frequentados por mulheres; destaque para as academias, salões de beleza, clinicas medicas e esteticas, alem de aderirem a clinicas de cirurgias plasticas. A decisão de compra do consumidor está refletida diretamente naquilo que o consumidor vive, sente e deseja em relação ao produto e a empresa.
...