O código genético
Ensaio: O código genético. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: valdemisia • 4/8/2014 • Ensaio • 247 Palavras (1 Páginas) • 458 Visualizações
A insulina é isolada do pâncreas bovino e suíno, mas a insulina humana está substituindo as anteriores no tratamento. Esta insulina humana vem sendo produzida através da alteração genética de uma cepa especial de Escherichia Coli (bactéria) com o gene da insulina humana. Assim, a insulina humana sintetizada com recursos da tecnologia DNA Recombinante vem ganhando cada vez mais mercado.
EXAME DO PEZINHO: mede a concentração de TIROSINA e FENIALALINA, dosagem baixa de tirosina aponta para o diagnóstico de hipotireoidismo congênito (lesões físicas e mentais). Excesso de fenilalanina causa FENILCETONÚRIA (retardo mental/se não trata precocemente) hereditário, o tratamento consiste em dieta sem a fenilalanina.
CARACTERÍSTICAS DO HIPOTIREOIDISMO – emagrecimento, agitação, nervosismo, pele quente e úmida, episódios de taquicardia e aumento da pressão arterial, sensação contínua de calor e proeminência do globo ocular (xenoftalmia).
AVISOS
1º - O código genético é DEGENERADO, significa que mais de um códon pode codificar o mesmo aminoácido.
EX: UUU e UUC = fenilalanina
Mas atenção, o código genético NÃO é AMBÍGUO, significa que um códon só pode codificar um aminoácido.
EX: UUU e UUC só codificam a fenilalanina, nunca leucina, nunca isoleucina...
2º - O código genético é quase UNIVERSAL, significa que ele é válido para todas as espécies do planeta, uma ou outra bactéria tem pequenas variações no código.
Ex: HUMANOS se – UUU – é fenilalanina na BANANA – UUU – também é fenilalanina e assim nos FUNGOS, nas ALGAS...
Isso permite transferir um gene humano para uma bactéria e está produzir uma proteína humana, chamamos isto de ENGENHARIA GENÉTICA.
...