Origem evolutiva do casco dos Testudines
Por: Miguel Alvarenga • 19/10/2021 • Trabalho acadêmico • 481 Palavras (2 Páginas) • 190 Visualizações
Origem evolutiva do casco de testudines
O debate em relação à evolução dos cascos dos testudines é um que ocorre há séculos. Somente no século 21 que conseguimos obter informação suficiente para criar uma teoria mais forte e bem sustentada.
A primeira hipótese sobre a evolução do casco dos testudines foi a hipótese do modelo composto. Ela diz que a evolução dos cascos das tartarugas se deu devido ao fusionamento de osteodermos presentes na parte ventral e dorsal dos ancestrais e a partir desse funcionamento foi formado a carapaça e o plastrão. Esse modelo tinha como ancestral mais próximo das tartarugas um grupo já extinto chamado de pareiassauros, esse grupo possuía placas ósseas espalhadas pelas partes dorsais e ventrais do corpo(Dando origem a ideia de que os osteodermos se fusionaram).Porém a distância entre os fósseis de pareiassauros e as tartarugas atuais mostravam que tinha muito a ser descoberto.
Com a descoberta de três diferentes fósseis criaram questionamentos sobre essa hipótese.
A descoberta de odontochelys, eunotosaurus e proganochelys ajudaram a traçar um novo modelo chamado e modelo novo.
Esse modelo demonstra que os cascos das tartarugas se desenvolveram a partir de um espessamento das costelas e vértebras ventrais e dorsais.
Características compartilhadas por esses grupos como presença de 9 vértebras alongadas, vértebras do tronco possuindo um comprimento maior do que outros répteis. Pequenas diferenças no tamanho e disposição das vértebras desse fósseis permitiu com que fosse criado um cladograma com uma hipótese de evolução desses fósseis.
Eunotosaurus sendo o primeiro grupo a divergir, possuindo um aumento das costelas possuindo uma forma de T, diminuição das vértebras dorsais de 18 para 9, o alongamento dessas vértebras e Fibras Sharpey inseridas no lado ventral das costelas dorsais(Dando a perceber que houve uma modificação dos músculos intercostais).
Depois houve divergência para odontochelys, onde ocorreu um espessamento da coluna vertebral, a clavícula e interclavicular foram incorporadas formando um plastrão e ocorreu a perda per costelas ventrais
O fóssil mais próximo dos testudines atuais e a última divergência é do Proganochelys, onde foi formado uma carapaça que se fusionou com o plastrão formando o primeiro casco completo.
Com essas evidências fósseis podemos perceber que o modelo novo possui mais evidências fósseis e morfológicas, assim pode ser a hipótese mais aceita hoje em dia.
Mesmo com esse evidências o trabalho para entender a evolução do casco das tartarugas está longe de ser completo ainda temos um longo caminho para entendermos toda a história evolutiva dos testudines
Fontes:
Evolutionary Origin of the Turtle Shell
How the Turtle Got Its Shell
How turtle shells evolved... twice
Tyler R. Lyson, Gabe S. Bever, Torsten M. Scheyer, Allison Y. Hsiang, Jacques A. Gauthier, Evolutionary Origin of the Turtle Shell, Current Biology, Volume 23, Issue 12, 2013, Pages 1113-1119, ISSN
Tyler R. Lyson, Bruce S. Rubidge, Torsten M. Scheyer, Kevin de Queiroz,
...