Os Ecossistemas Brasileiros
Por: gabbygc • 24/11/2021 • Trabalho acadêmico • 629 Palavras (3 Páginas) • 174 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA E MEIO AMBIENTE
Disciplina: Engenharia e Meio Ambiente – turma A1
Professor: Antônio Carlos Sá de Gusmão, D.Sc.
Período: 2021/2º (21/10/2021 a 12/02/2022)
Aula 2: Importância dos Ecossistemas – Parte 2 (05/11/2021)
Prazo de entrega: 11/11/2021 – 13:00hs
Aluno: Gabriele Gomes Coelho
PESQUISA E RESUMO DOS ECOSSISTEMAS BRASILEIROS
Discorra sobre os Ecossistemas Brasileiros, fazendo uma pequena introdução do tema. O resumo deverá conter uma descrição dos ecossistemas brasileiros, com um desenvolvimento do conteúdo de cada um deles, uma conclusão e referências bibliográficas de consulta.
Ecossistema é um conjunto formado por organismos vivos que compõem os ambientes que habitam, a forma como interagem com o meio e o clima do local.
Os principais ecossistemas do Brasil são Caatinga, Cerrado, Floresta Amazônica, Manguezal, Mata de Araucárias, Mata dos Cocais, Pampas, Pantanal Mato-Grossense e Restinga.
Caatinga: tem um clima predominantemente seco, sua vegetação (como cactos que as folhas são espinhos para não perder água) e animais (como camelos e cobras) da região são habituados a falta d’água – retem líquidos – e a alta temperatura (m).
Cerrado: tem a vegetação predominantemente rasteira, poucas arvores grandes (Buriti) em regiões com características florestais (Carradão) e tem o clima quente. Possui períodos clássicos de chuva e seca.
Floresta Amazônica: é o maior ecossistema brasileiro, tem tanto a fauna quanto a flora rica em biodiversidade, tem um clima quente e úmido com grandes arvores e muitos rios, sendo vasto tanto em cima do solo quanto dentro dele e também nas águas.
Manguezal: é também conhecido como Mangue, é local de nascimento de peixes, aves e caranguejos. Os solos são lodosos e ricos em nutrientes, os tipos de árvores são poucos já que são habituadas as raízes a prenderem as plantas no solo duvidoso.
Mata de Araucárias: é caracterizada principalmente pela temperatura mais baixa e os tipos de arvores mais característicos (Pinheiro-do-Paraná, conhecido como Araucária). E também é uma mata de transição e está localizado no Bioma da Mata Atlântica.
Mata dos Cocais: é também conhecida como Mata de Transição, já que fica no meio da Mata Amazônia e a Caatinga. Tem um clima equatorial úmido e semiárido ao leste, marcado por invernos secos e verões chuvosos. Tem esse nome devido a excessividade de cocais na região. Também conhecida como floresta secundária por causa de desmatamentos anteriores.
Pampas: é também conhecido como Campos Sulinos e são formados por campestres no sul do Brasil, um lugar predominante de plantas rasteiras e animais de pastos, pequenos ou rastejantes (são encontrados vários tipos de cobras).
Pantanal Mato-Grossense: é localizado na região do Centro-Oeste brasileiro, é a maior planície alagada do mundo e tem uma grande diversidade aquática devido as grandes cheias; muito influenciado pelos ciclos de cheias e secas, possui temperaturas elevadas.
Restinga: é localizada no litoral, vegetação rasteira. Os seres vivos são estão habituados a areia e são ricos em sais minerais, já que parte do solo está sempre inundado pelo mar.
...