Ouro Preto
Dissertações: Ouro Preto. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: anaritaAB • 13/5/2014 • 358 Palavras (2 Páginas) • 719 Visualizações
Ouro Preto
O maior conjunto barroco do mundo!
Uma das mais encantadoras cidades históricas de Minas Gerais, Ouro Preto é dona do maior acervo do barroco brasileiro. Sua arquitetura colonial magnífica é tombada como patrimônio histórico mundial pela UNESCO e é responsável por atrair turistas dos quatro cantos do planeta. Somado a isso, a saborosa gastronomia e a conhecida hospitalidade mineira fazem de Ouro Preto um dos destinos mais procurados do país.
A arte barroca é a estética da fé católica. Teve início no Brasil em 1763, e perdurou até 1822. Em cada parte do país, esse estilo sofreu influências da diversidade dos recursos naturais. A imponência das igrejas refletia o quanto de poder que as famílias que as freqüentavam tinham sobre aquela região. A arte barroca não se mantinha somente em igrejas, mas também em pinturas e esculturas. Esse conjunto de obras apresenta técnicas surpreendentes, mistura de cores , violentos contrastes de luz e sombra; emocional sobre o racional, seu propósito é impressionar os sentidos do observador, baseando-se no princípio segundo o qual a fé deveria ser atingida através dos sentidos e da emoção e não apenas pelo raciocínio, pintura com efeitos ilusionistas, dando-nos às vezes a impressão de ver o céu, tal a aparência de profundidade conseguida. Entalhes, o uso excessivo de linhas, curvas, ornamentos e o contraste de materiais que existiam na região, como a mistura do ouro e da pedra sabão. Uma das igrejas mais impressionantes de Ouro Preto, é a Matriz Nossa Senhora do Pilar, um de seus altares possui uma talha coberta com ouro e mais de quatrocentos anjos esculpidos. Nesse conjunto arquitetônico, formado de igrejas, praças e chafarizes, encontramos raízes da miscigenação e da nossa cultura.
A medida que se expandia a atividade mineradora, o barroco explodia na riqueza de suas formas, na pompa e no fausto de suas solenidades religiosas e festas públicas, vindo marcar, de maneira definitiva, a sociedade que se constituiu na região.
...